Alternativas para melhorar o clima organozacional da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alternativas para melhorar o clima Organizacional da Escola:

A primeira atitude é intervir numa questão de infra-estrutura: transformar a secretaria em uma sala ampla que é ocupada porapenas alguns professores, devido na hora dos intervalos os velhos e sérios problemas de relacionamentos entre os professores de se reunir em pequenos grupos. A escola não pode ser dividida, pois a faltade comunicação e colaboração afeta o planejamento pedagógico, o cumprimento de metas e, claro, a aprendizagem dos alunos. A reunião tem a se transformar em uma mudança e não deixar que aquelasinterminável troca de acusações venha afetar principalmente os nossos alunos.
Além do bom clima organizacional, há três fatores que fazem a diferença na gestão escolar. São eles: a qualidade da formaçãoinicial e continuada da equipe gestora, a atenção dada às metas e avaliações externas, bem como a forma pela qual os resultados geram mudanças na prática escolar, e, por fim, a capacidade dos gestores emter uma visão integradora, coordenando as áreas administrativa, financeira e pedagógica para que ocorram avanços na aprendizagem dos alunos. Pois uma equipe eficiente estabelece relações pessoaissólidas:
Uma escola boa para trabalhar abre espaço para o debate coletivo. O ideal é que ocorram as tradicionais reuniões de formação continuada, de planejamento pedagógico e com os pais, alémdaquelas que têm como objetivo a busca de soluções para questões como absenteísmo, indisciplina e dificuldades de aprendizagem. "O entrosamento entre os profissionais reflete a relação que eles têm com aescola. Ao se sentir valorizados, ouvidos e acreditados pela liderança, professores e funcionários tendem a reproduzir essa confiança nos vínculos pessoais estabelecidos no trabalho, criando um bomclima de trabalho”. Esses momentos de troca também estimulam o aparecimento de lideranças positivas entre os professores, decisivas para que a equipe de gestão consiga descentralizar tarefas. "O...
tracking img