Alternativas ao ms office

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Inicialmente deve-se subentender que uma suíte em computação equivale a pacote ou conjunto. Tendo esta compreensão sido atingida, deve-se voltar à palavra Office, que em inglês significa Escritório. Uma Suíte Office, basicamente é um conjunto de aplicativos para escritório.
As Suítes Office fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas, e não é errado afirmar queinfluenciam diretamente todos os habitantes de um país, afinal, qual departamento público não utilizou um Processador de Textos para imprimir uma Circular ou um Aplicativo para criar planilhas de custos e demonstração de gastos?
Define-se como alternativa tudo aquilo que pode ser optado como diferente de um determinado ponto de referência. Nesta análise, considera-se como ponto de referência a suíteMicrosoft Office em todas as suas versões e atualizações, e como alternativa as suítes de aplicativos gratuitas que foram selecionadas para uma explanação comparativa.
O tema proposto para este trabalho foi inicialmente definido como sendo “Alternativas ao MS Office - Vantagens e Desvantagens”, e em cima desta proposta de trabalho, foi desenvolvida a Análise que se encontra no presentedocumento.



























































História dos Aplicativos Office vista pelo ângulo Microsoft


O interesse em abordar esta visualização das suítes, consiste no fato de que 90% dos usuários finais (aqueles que manipulam os aplicativos) utilizam a suíte da Microsoft, incorporada em seu sistemaoperacional Windows, seja ele a versão 7, 8, Vista ou XP.
Em meados de 1989, a Microsoft até então principal fornecedora de sistemas operacionais da época, resolveu reunir em um pacote de instalação alguns aplicativos que eram oferecidos individualmente, como por exemplo, o Processador de Textos Word e o Gerenciador de Planilhas Excel. Este pacote recebeu o nome de Office, dada a sua versatilidade paraser utilizado num âmbito empresarial de forma corriqueira.
O MS Word foi criado em 1983 sob o nome inicial de Multi – Tool Word e rodava no sistema operacional MS-DOS. Este processador de textos foi pioneiro no uso do periférico chamado Mouse, tanto que para sua utilização foram oferecidos Mouses numa venda casada. O Word também inaugurou recursos novos e até então simplesmente necessárioscomo o negrito, que realçava uma palavra para que a mesma se destacasse do texto. Além de todas estas inovações, ele também foi o primeiro software no mundo a ser oferecido em uma revista, na edição de novembro de 1983 da PC World.
Já o MS Excel foi desenvolvido porque havia a necessidade competir com o pioneiro Lotus 1-2-3 no segmento de planilhas eletrônicas, e por incrível que pareça, estreouno Macintosh da Apple em 1985. A primeira versão do software para Windows foi lançada no começo de 1987 e já em seu primeiro ano de presença superou o rival Lotus. Sua característica de destaque à época era a personalização exclusiva de fontes e aparência de células em suas planilhas.
O MS PowerPoint foi criado por uma companhia chamada Forethought, companhia essa que viria a ser adquiridapela Microsoft em 1987 pelo valor de 12 Milhões de dólares. Sua versão 1.0 foi lançada ainda no ano de 87, antes mesmo da aquisição, para o Macintosh e exibia Slides em preto e branco, gerando textos, gráficos e algumas outras funcionalidades para transparências que alimentavam a antiga geração de projetores. A partir de 1990 o MS Power Point passou a integrar o Pacote Office.
O Banco de DadosRelacional MS Access integra a suíte da Microsoft desde 1993, sendo lançado ao final de 1993. Sua característica marcante foi a possibilidade de poder construir outros aplicativos e acessar dados de outros repositórios como o MS Excel e o MS Word, além do MS SQL Server e o Oracle.
Em 1995, focados na interatividade entre seus aplicativos, os desenvolvedores da Microsoft lançaram o pacote...
tracking img