Alteamento e Harmonização Vocálica

710 palavras 3 páginas
Avaliação 3: Alteamento e Harmonização Vocálica
Na harmonização vocálica uma vogal assimila um ou mais traços de outra, de modo a tornar-se semelhante ou idêntica a ela, podendo ou não acarretar em alteamento. O alteamento é um processo que ocorre num determinado contexto: em contexto pretônico, em português, a vogal média passa concretizar-se como alta, o que pode ocorrer por assimilação do traço alto das vogais [i] ou [u] em contexto seguinte ou por outros fatores de natureza contextual.
Pretônica anterior média
No primeiro conjunto temos o alteamento da vogal pretônica anterior média [e]. Sendo que este processo é desencadeado por vários fatores:
A vogal pode sofrer influência e assimilar traços da vogal alta [i] da sílaba seguinte de modo a tornar-se idêntica a ela (harmonização vocálica), alteando da vogal média [e] para vogal alta [i].
Cons[i]gui [i]liminar [i]xiste F[i]minina P[i]pino Pr[i]guiça Pr[i]f[i]rível
Tang[i]rina R[i]p[i]tir S[i]rvir
No caso específico de alteamento a vogal sofre influência e assimila traços da vogal alta [i] ou [u] da sílaba seguinte, no caso abaixo alteando da vogal média [e] para vogal alta [i] sofrendo influência de [u], diferente da harmonização, a vogal assimila o traço +alto, mas não se torna semelhante ou idêntica. Como em P[i]ruca.
Observamos alteamento também em dois contextos específicos: quando a sílaba é travada por /S/ a vogal média anterior [e] assimila traços de vogal alta.
Av[i]struz D[i]saparecer D[i]scobrir D[i]satualizado D[i]sapego
[i]special [i]xplosivo [i]sforço [i]sperança [i]sgoto [i]xperimenta
Ou quando a vogal média anterior está contexto de hiato.
Ass[i]ado Lisonj[i]ar Map[i]ar T[i]atro V[i]ado
Outros fatores podem exercer influência para a aplicação da regra: podem explicar casos de alteamento sem a presença de vogal alta o Ponto de articulação em contexto seguinte e antecedente: Palatal: M[i]lhor, Labial: P[i]queno P[i]lanca, Velar: Qu[i]brado Cap[i]lão. E a

Relacionados

  • Aspectos preliminares da variação das médias pretônicas no falar de aurora do pará/pa
    5309 palavras | 22 páginas
  • História da língau portuguesa
    38222 palavras | 153 páginas
  • apostila
    9588 palavras | 39 páginas
  • portugues do sul do brasil
    51217 palavras | 205 páginas