Alimentos Trangênicos - Heróis ou Vilões

2053 palavras 9 páginas
Alimentos Transgênicos: Heróis ou Vilões?

Introdução

O mundo gira, a ciência avança cada dia mais rápido... mas as pessoas comuns conseguem perceber com consciência de que forma as evoluções tecnológicas contribuem (ao menos em intenção) para o desenvolvimento e manutenção de suas vidas? Afinal, é para elas e por elas que a tecnologia e a pesquisa existem e que também definem, em grande parte, as tendências da ciência.

TRANSGÊNICOS

Uma das grande polêmicas esquecidas hoje em dia , mas muito falada a alguns ano atrás é a produção de alimentos geneticamente modificados (transgênicos).

Embora a segurança dos alimentos modificados geneticamente seja assegurada por laboratórios de reputação indiscutível (Ex: Bayer, Monsanto), algumas perguntas não são 100% respondidas.

Seria assustador imaginar um cenário em que, daqui a algum tempo, as empresas que exploram a transgenia venham a público para pedir desculpas por alguma falha na avaliação das pesquisas.

Os alimentos geneticamente modificados são uma realidade cotidiana. Há grãos transgênicos usados no preparo de bolachas, cereais, óleo de soja, pães, massas, maionese, mostarda, papinhas para crianças, etc., assim como, a lista de especulações a respeito dos riscos associados à ingestão dos alimentos modificados.

Engenharia Genética

É a atividade de manipulação de moléculas DNA/RNA recombinante. DNA/RNA Recombinante são aquelas moléculas de material genético manipuladas fora das células vivas, mediante modificação de segmentos de DNA/RNA, natural ou sintético, que possam multiplicar-se em uma célula viva - ou ainda, as moléculas de

Relacionados