Alimentos(fast food)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO



Rosa Maria Gonçalves





ALIMENTOS (FAST FOOD)








UBERLÂNDIA
2012



Rosa Maria Gonçalves




Alimentos (Fast Food)




Trabalho desenvolvido durante a
disciplina de Pesquisa de Mercado II,
como parte da avaliação refernte ao
terceiro semestre do curso de Comunicação
Social – Publicidade ePropaganda.





UBERLÂNDIA
2012


INTRODUÇÃO

O Fast Food surgiu na década de 1910 no estado do Kansas (Estados Unidos). A tradução de Fast Food é Comida Rápida, que hoje em dia é comum na alimentação de pessoas de todo o mundo, tanto crianças quanto adultos. Uma forma rápida e barata de ganhar dinheiro. É basicamente um lanche feito rapidamente, sanduíche acompanhado de batatasfritas e refrigerante. Existem também outras opções em alguns fast foods, como Milk shakes, sorvetes, empanados, saladas, etc.Esse lanche é sempre falado pelos nutricionistas por conter muitas gorduras, açúcares, e até causar obesidade em quem consome muito esse tipo de alimento.
Essa febre de comida rápida começou em 1916, com a empresa White Castle, o dono abriu várias filiais e começou ausar o drive-in, o consumidor compra seu lanche fast food sem nem precisar sair do carro. Daí em diante outras empresas alimentícias começaram a abrir lojas de fast food no mercado usando o nome White pelo sucesso da primeira empresa neste segmento.
Exatamente no ano de 1948, depois de terem uma barraquinha onde vendiam cachorro quente, dois irmãos cheios de idéias, Richard e Maurice McDonaldresolveram abrir o McDonalds sem saber que se tornaria a rede de fast food mais conhecida no mundo atualmente. Custando apenas 0,15 euros os primeiros sanduíches eram vendidos. Além de fazer um alimento super rápido e barato, drive-in, tinham garçons e garçonetes atendendo e servindo em cima de patins. Em 1968 foi criado seu produto de maior sucesso, o Big Mac. E em 1980 foi inserido no cardápio ofamoso McChicken, o primeiro sanduíche com carne de frango. Com o tempo foram criadas várias franquias, vendendo além de sanduíche, batata frita e refrigerante, foi adicionada a venda de Milk shakes, com atendimento apenas no balcão, tendo menos funcionários e lucrando mais dinheiro ainda. Em 1967 o designe dos restaurantes foi colocar todas as mesas dentro do local, e depois disso abrir filiaisfora dos Estados Unidos. Tendo seu maior restaurante localizado na China até atualmente. Depois disso a sobremesa mais conhecida e mais em conta surgiu, o sorvete de casquinha, com nome original de McColosso, até hoje comercializado em apenas três sabores. Em 1977 foi introduzido em todas as lojas o Happy Meal (o famoso Mc Lanche Feliz pra nós Brasileiros) ganhando de vez o público infantil. Em1998 uma nova sobremesa entrou para o cardápio, o McFlurry que é um sucesso no mundo todo e aqui no Brasil. Em 2003 foi inserido o serviço de Wi-Fi (internet sem fio) gratuito nos restaurantes dessa grande rede de fast food. Em 2004 começou a ser vendido pedaços de maçãs junto ao Mc Lanche Feliz para tentar tornar o lanche mais ‘’saudável’’. E em 2010 a rede adicionou em seu cardápio Café da Manhã,porque não tomar seu café na sua rede de fast food preferida? Com embalagens bem elaboradas, ambientes confortáveis, e até um palhaço como porta-voz (Ronald McDonald) a empresa Mc Donalds foi e continua sendo a maior e mais conhecida nesse seguimento, em 2011 foi considerada a 6ª marca mais rica do mundo.
McDonalds, claro, é também a maior rede de fast foods do Brasil, seguida pelo Bob’s quetem menos da metade de lojas que o Mc tem no nosso país, depois vem o Subway que são sanduíches mais “saudáveis” e nada de batata frita, logo em seguida o Giraffas que tem pratos de comidas, e mesmo assim continua no quarto lugar, enfim o Habib’s que vende também esfirras e mesmo assim fica pra trás, e por ultimo vem o Burguer King, bem parecido com o McDonlads, é basicamente sanduíche, batata...
tracking img