Aliena Es Da Sociedade Do Espet Culo Rinaldo Martins De Oliveira 2014

937 palavras 4 páginas
CURSO JORNALISMO
Disc.: Legislação e Ética no Jornalismo
Prof. Resp.: William Araujo
ATIVIDADE: Alienações geradas pela Sociedade do Espetáculo
­­­
A relação abaixo é o resultado da releitura e adaptação realizada para tornar didática a visão do autor Guy Debord, autor da obra Sociedade do Espatáculo, escrita em 1967. Esta adaptação foi produzida por Rinaldo Martins de Oliveira, disponível na web
­­­
Alienações
1) A substituição do indivíduo pelo ídolo:
A Sociedade do Espetáculo faz o ser humano um homem infeliz, solitário em meio à massa de consumidores. Para suprir isso enaltece ídolos, dando a impressão de permanente alegria, felicidade e grandiosidade e ousadia. 2) A ficção se mistura à realidade:
O homem passa a ser e viver uma vida sonhada, idealizada, na qual a ficção se mistura à realidade e vice­versa. O reino das emoções, a justiça, a paz e a solidariedade são apresentadas como espetáculos 3) Mídia decide as agendas e temas sócio culturais:
A mídia passa a atuar de maneira decisiva na definição das agendas e dos temas que norteiam todo o processo social relevante. O espetáculo é a afirmação de toda a vida social, como simples aparência. 4) O mundo não é mais tocado, mas apenas visto e ouvido:
Serve­se da visão e submete a ela a audição como sendo o sentido privilegiado da pessoa humana. O ser humano é isolado de seu meio ambiente mais complexo, substituindo de vez a percepção milenar do mundo: o tato. 5) O culto à irresponsabilidade:
A importância atribuída às notícias não está na sua significação econômica, política, cultural e social, mas no caráter meramente novidadeiro, surpreendente, insólito, escandaloso e espetacular. 6) A experiência histórica substituída pela experimentação do momento: As organizações históricas e suas ações acumuladas são substituídas pelo ativismo de momento, onde a sensação de experimentação e do ineditismo nas ações voluntaristas tornam­se as referências maior das escolhas e

Relacionados