Algusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATECISMO POSITIVISTA1
(A. COMTE)

Prefácio

Em nome do passado e do futuro, os servidores teóricos os servidores práticos da humanidade te a direção geral dosnegócios terrestres, para construir, enfim, a verdadeira providência, moral, intelectual e material;

A razão ocidental não pode mais deixar-se guiar por opiniões evidentementeindemonstráveis, e até radicalmente quiméricas, como todas as que são inspiradas por uma teologia qualquer, ainda mesmo reduzida ao seu dogma fundamental. Todos reconhecemhoje que a nossa atividade prática deve cessar de consumir-se em hostilidade mútuas, para fomentar na paz o aproveitamento comum do planeta humano. O oriente e o ocidentedevem, pois, procurar, fora de toda teologia ou metafísica, as bases sistemáticas de sua comunhão intelectual e moral. Essa fusão tão esperada, e que deverá estenderse em seguidagradualmente à totalidade de nossa espécie, não pode evidentemente provir senão do positivismo, isto é, de uma doutrina caracterizada sempre pela combinação da realidadecom a utilidade.

Glossário: Metafísica – ciência ou o conjunto das ciências que estudam a essência das coisas, os primeiros princípios e causa do que existe. Providência –Prevenção, disposição prévia dos meios necessários para a consecução de um fim, para evitar um mal ou para remediar alguma necessidade. Provir – Proceder, derivar-se.Descender, originar-se. Resultar. Quiméricas – Que toma a sério idéias fantásticas ou utopias. Fantástico, imaginário, impossível (em referência a coisas). Teologia – ciência deDeus e das coisas divinas.

1

Retirado de: COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva; Catecismo positivista. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Pp. 119-122.

tracking img