Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina:Algoritmo e Estrutura de Dados


A principio as informações que os programas utilizam são perdidas quando eles são finalizados ou quando o computador é desligado. Isso porque as variáveis de um programa ficam armazenadas na memória primária, que é volátil, isto é, perde seu conteúdo. Quando você não quer perder as informações de seu programa, tendo-as a mão para a sua próximaexecução, você deve guardá-las em um arquivo. Os arquivos são estruturas especiais que ficam armazenadas na memória secundária do computador (disco rígido...) e que servem para guardar as informações enquanto um programa não está em execução, pois elas não são voláteis. O processo de utilização de um arquivo envolve, no mínimo, três etapas:criação ou abertura do arquivo, gravação ou leitura de dados noarquivo fechamento do arquivo. Antes de qualquer operação ser executada com o arquivo, ele deve ser aberto. Esta operação associa um fluxo de dados a um arquivo. Um arquivo pode ser aberto de diversas maneiras: leitura, escrita, leitura/escrita, adição de texto, etc. A função utilizada para abrir o arquivo é fopen()Funções de Manipulação de arquivo. Um arquivo pode estar associado a qualquerdispositivo de entrada e saída, como por exemplo: teclado, vídeo, impressora, disco rígido, etc. O processo de trabalhar com arquivos em C consiste em três etapas: Abrir o arquivo;Ler e/ou gravar as informações desejadas no arquivo;Fechar o arquivo. O processo de utilização de um arquivo envolve, no mínimo, três etapas: criação ou abertura do arquivo, gravação ou leitura de dados no arquivo e fechamentodo arquivo.

Na primeira etapa, se o arquivo ainda não existir na memória secundária, ele deve ser criado. Caso o arquivo já existir (pelo fato de ter sido criado em uma execução anterior do programa) ele pode ser aberto para que novos dados sejam acrescentados ou para que os dados guardados nele possam ser lidos. Os arquivos podem ser de dois tipos: tipo texto e tipo binário. A escolha se umarquivo é texto ou binário depende do tipo de sua aplicação. Se você for armazenar textos para serem lidos em outro lugar (como um editor de texto ou um relatório), você deve utilizar um arquivo do tipo texto. Se você for armazenar dados sobre alguma pessoa u objeto (tipo registro ou estrutura), você deve utilizar um arquivo binário, pois,além de ocupar menos espaço no armazenamento das informações,ele as protege um pouco de outros programas bisbilhoteiros.
Etapa I: Abrindo ou criando um arquivo.
O arquivo é representado na memória secundária por um nome e uma extensão.
São exemplos: Apresentação.txt, autoexec.bat e Trabalho.doc.
Porém, dentro da linguagem C++, os arquivos não podem ser manipulados diretamente. Eles precisam representados (referenciados, na verdade) por uma variável dotipo FILE*. Logo, sempre que você for utilizar um arquivo crie uma variável do tipo FILE* para poder utilizá-lo. Todas as funções de manipulação de arquivo necessitam de uma variável deste tipo para poder manipular esse arquivo. Declarar uma variável deste tipo é fácil. Veja:
FILE* arquivo; // cria uma variável que manipula arquivos. Depois de ter declarado uma variável que vai representar oarquivo, você deve efetivamente tentar abrir ou criar o arquivo. Isso é feito com a função fopen. Porém, antes de usar a função fopen, você deve decidir se vai abrir ou criar o arquivo (isso vai depender de ele já existir ou não na memória secundária) e também deve decidir se ele vai ser um arquivo do tipo texto ou do tipo binário. Dependendo da sua escolha, a fopen vai ser chamada de uma forma ou deoutra, com parâmetros diferentes que indicam as escolhas que você tomou.
Sintaxe de utilização de fopen
variável = fopen(“nome_arquivo.extensão”, “modo+tipo”); Logo, para abrir um arquivo o modo deve ser “r”, e para criar um arquivo (ou sobrescrever um já existente) o modo deve ser “w”. Tome muito cuidado com o modo “w”, pois todos os dados de um arquivo são apagados, caso ele já exista....
tracking img