Algoritmo de dijkstra para empresa de delivery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algoritmo de Dijkstra Para Empresa de Delivery



Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Ciência da Computação– Teoria dos Grafos

RESUMO

O objetivo deste artigo é documentar as características básicas do software ALTERA AQUI , um software desenvolvido com o objetivo acadêmico de exemplificar a aplicação do algoritmode Dijkstra sobre um grafo pré-definido. Agregando uma funcionalidades básicas, sendo ela: exemplo da aplicação do algoritmo sobre um grafo já definido.Grafo este que representa um problema de entrega para uma empresa delivery. Retrataremos também os pontos importantes no desenvolvimento desta aplicação e as características essenciais do algoritmo abordado.

Palavras-chave: software; Dijkstra;acadêmica; entrega; delivery.

ABSTRACT

The aim of this paper is to document the basic characteristics of software ALTERA AQUI, a software developed with the objective scholar to illustrate the application of Dijkstra's algorithm on a pre-defined graph. Adding a basic functionality, it is: an example of applying the algorithm on a graph that represents this definido.Grafo have a deliveryproblem for a delivery company. Also portray the important points in the development of this application and the essential characteristics.

Keywords: software, Dijkstra, academic, delivery, delivery

1. INTRODUÇÃO

Durante o processo de entrega delivery dois dos pontos com maior custo monetário a empresa são o deslocamento e o tempo gasto pelos entregadores durante o processo de entrega,demonstrando assim o valor agregado na otimização do caminho percorrido por cada um dos entregadores. Principalmente ao tratarmos de uma empresa de delivery a sua grande preocupação é de realizar as entregas no menor espaço de tempo possível para evitar com isso insatisfação dos clientes. O mercado atual é muito concorrido e muito disputado, caso o cliente não se sinta bem atendido ele simplesmenteacabam buscando outras opções que consigam corresponder as suas necessidades.
A otimização das entregas é alcançada por meio das técnicas da disciplina de Teoria dos Grafos, mas precisamente através do uso do Algoritmo de Dijkstra, que mostra para ao entregador o menor caminho a ser percorrido passando por todos os pontos de entrega. Para exemplificarmos isto iremos propor o seguinte problema: “Oentregador A trabalha para uma empresa que utiliza entregas delivery, e no seu expediente lhe foram atribuídas o número X de entregas, para que seja criada a sua rota o entregador deve utilizar o menor caminho possível para percorrer todos os pontos de entrega, reduzindo assim os gastos com o deslocamento. Qual o melhor caminho a ser percorrido?”.

1.1. Objetivo:
O objetivo édefinir uma melhor (menor) rota para que o entregador consiga realizar as entregas buscando sempre a menor distância entre seu ponto de origem e o ponto de destino.

1.2. JUSTICATIVA:
Por causa do mercado bastante concorrido, uma empresa de delivery precisa fazer entregas mais rápidas e com isso aumentar seu faturamento, uma vez que entregas sendo feitas em tempos menores irão comcerteza agradas aos clientes .

1.3. METODOLOGIA:
A resolução do problema proposto será gerar um grafo a partir do mapa da região que abrange todos os pontos de entrega a serem visitados pelo entregador, buscando sempre obter a melhor (menor) rota disponível.
Foram detectados 25 vértices no mapa da figura 1 abaixo, de onde será possível por meio da implementação do algoritmo de Dijkstraverificar com exatidão rota a ser utilizada pelo entregador.

Fig1. Mapa do Bairro

2. DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento de um programa para gerar o menor caminho e com isso definir uma otimização de tempo das entregas. Conforme dito anteriormente através da implementação do Algortimo de Dijkstra é possível determinar a menor rota a ser tomada pelo entregador.

2.1....
tracking img