Semeotica

4119 palavras 17 páginas
O Desvelar da Imagem: análise semiótica de capas de livros do domínio da Ciência da Informação1
Jéssica Câmara Siqueira2

Resumo
A partir dos estudos semióticos de Peirce e os trabalhos sobre a teoria da imagem de Santaella são analisadas as capas de livros do domínio da Ciência da Informação, selecionadas pelos critérios de periodicidade (proximidade de publicação); temática comum (livros teóricos sobre a CI); e a diferença de representação imagética em suas capas, a fim de compreender, a partir da interpretação sígnica, como tais meios de comunicação representam a movediça área da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Imagem; Semiótica; Peirce; Ciência da Informação.

1. O estudo da imagem
A imagem é um meio de expressão humana que acompanha o homem desde os primórdios, quando ainda na pré-história se faziam pinturas em parede como formas de representação de ações e emoções do homem primitivo. Mesmo com a escrita e propagação da palavra humana a investigação das imagens acabou sendo feita por diversas disciplinas, o que lhe deu um caráter interdisciplinar. Dessa forma, seus objetos de estudo são tanto gêneros imagéticos tradicionais, como a pintura e a fotografia, como as mídias imagéticas que se instauraram a partir do século XX. Houve inúmeras definições de imagens ao longo do tempo. Segundo Zunzunegui (1995: 22) na época de Platão associava-se às imagens como sombras ou fantasmas, tendo como base a ideia de representação e reflexo especular. É só no século XX que se pode falar de imagem relacionada a um suporte da comunicação visual que se materializa em um
Este artigo foi desenvolvido durante o período de graduação da autora. Mestranda em Ciência da Informação pela ECA (USP) 2010-2012; Especialização em Arquivos pelo IEB (USP)2009; Graduação em Biblioteconomia pela ECA (USP)2009; Graduação em Letras pela Universidade de Marília 2002.
2 1

Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 3 – Março-Maio de 2010

Relacionados