Algoritimos e fluxogramas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico de Multimédia |
DESIGN – COMUNICAÇÃO MULTIMEDIA |
|
Portefólio Reflectivo de Aprendizagem |
|
Formando: António Cacais |
Formador: Arq. Hélder Cardoso |
|

Os objetivos principais deste módulo eram definir elementos gráficos para multimédia e também reconhecer, interpretar e aplicar conceitos de designe de comunicação.

Quando iniciei o módulo não tinha qualquernoção sobre o que era Design e as perspectivas eram grandes. Sempre pensei que era algo relacionado com desenho, nada mais. Ao fim das primeiras horas de formação, já concluía que design comunicação e multimédia eram mais que um desenho. É algo que é aplicado no nosso dia-a-dia, como criação de objectos industrialmente e também que existe design gráfico, que é usado em publicidade e artes gráficas ochamado design gráfico.

A web design, é uma prática extensiva do design, criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente world wide web.
A comunicação é o conhecimento académico que estuda a comunicação humana, onde se incluem a teoria da informação, comunicação interpessoal, publicidade, propaganda, marketing, telecomunicações e jornalismo entre outras.

A nível de multimédia,eu já usava algumas, sem saber que eram multimédia, como a título de exemplo o som da voz humana, musica e efeitos especiais. Com suporte digital permite criar e manipular, armazenar conteúdos. Conhecia que o vídeo é uma imagem em pleno movimento, o desenho animado (animação), gráficos e textos que incluem tabelas e números eram multimédia.
Soube que um trabalho ou projecto deve ser sempreacompanhado pela memória descritiva que não é mais do que um documento escrito, que geralmente também pode ser acompanhado de imagens, gráficos, fotografias e esquemas. E também soube que o seu formato e organização podem ser livres, mas deve conter as informações seguintes as características do projecto. Titulo adequado, finalidade e objectivos; justificação e se existe a necessidade de apoiosfinanceiros, localização, etc. E também falamos que a memoria descritiva vão variando de acordo com o que se vai divulgar, vender ou aprovar.
O público-alvo também foi abordado, fiquei a saber que todos os projectos ligados ao design e multimédia têm de apresentar um público-alvo a quem se destina. E que um conjunto de pessoas que assumem as mesmas características ou interesses, que podem ser idade,sexo, etc. e que no marketing é usado o termo target. Para definir o target, tenho que ter cuidado com alguns critérios que são: demográficos, geográficos, demográficos, comportamentais e psicográficos.
Com os componentes da comunicação, é recordar e recuar há algum tempo a traz ao meu tempo de miúdo, onde tínhamos que saber o que era o emissor, receptor e a mensagem. O emissor é o principalcomponente de comunicação, pois é a este que antes de enviar a mensagem deve saber se o receptor tem conhecimento. O canal de propagação é usado para transmitir a mensagem quer a nível visual, auditivo, ou cinestésico, que neste caso específico é quando uma pessoa movimenta muito gesticula e também usa o corpo para se expressar.
Fiquei a saber que existem cinco tipos de mensagem; sonoro, escrito,audiovisuais, multimédia e hipermédia. A resposta é o feedback que o emissor recebe do receptor de modo a que consiga descodificar se a mensagem enviada foi totalmente recebida. O ambiente onde o processo comunicativo tem que por vezes existem barreiras a comunicação, pode ser barulho, elementos externos e obstáculos subtis disfarçados no que interessa, egocentrismo, preconceito, estereótipos e tambémcompetição. A frustração impede muitas vezes as pessoas de ouvir e entender o que esta a ser dito. Também foi abordado a transferência inconsciente de sentimentos que pode ser favorável ou desfavorável.
Quando a comunicação é mal estabelecida ou não se realiza, é porque houve filtragens, ruido e bloqueios.
Fiquei com conhecimento que a fonte de informação divide-se em cinco funções; a emotiva,...
tracking img