Algomerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução
Definição e classificação dos materiais de construção civil
Classificação quanto à sua estrutura interna
Classificação quanto à origem ou obtenção
Classificação quanto à função
Classificação quanto à composição
Classificação quanto às características físicas, mecânicas e químicas
Aglomerantes inorgânicos
Classificação dos aglomerantes inorgânicos
1. Aglomerantesquimicamente inertes
2. Aglomerantes quimicamente ativos
a) Aglomerantes aéreos
Aglomerantes hidráulicos
Aglomerantes hidráulicos simples
Aglomerantes hidráulicos compostos
Aglomerantes hidráulicos mistos
Cimento misto
Aglomerantes hidráulicos com adições
Cimento portland
Cimento portland comum

Introdução
Nosso trabalho foi realizado com diversas pesquisas em livros, trabalhos e sites depesquisa.
Conseguimos perceber a importância dos materiais de construção e suas propriedades em nossa vidas. Alias eles são tão importantes que a História, nos seus primórdios, foi dividida conforme a predominância do emprego de um ou outro material. É o caso, por exemplo, da Idade da Pedra ou da Idade do Bronze.
Nosso trabalho é constituído do estudo de aglomerantes. Há anos são estudos edesenvolvidos pelo homem.
Nas estruturas primitivas eram empregados blocos de pedra simplesmente superpostos, peças de madeira ou barro adensado em camadas.
O primeiro aglomerante utilizado pelo homem foi provavelmente a argila. Na Bíblia são encontradas citações do uso de argila nas construções.
A argila não sofre nenhum processo de tratamento e o seu endurecimento é motivado pela evaporação daágua de amassamento, sendo um aglomerante quimicamente inativo.


Definição e classificação dos materiais de construção civil
Materiais de construção civil são todos os elementos da construção civil aplicados isoladamente ou em conjunto e capazes de cumprir os requisitos de estabilidade, estanqueidade e durabilidade propostos nos projetos.
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geralpulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos eladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
As argamassas e os concretos serão estudados nos capítulos seguintes.
Materiais de construção
Estrutura Cristalina: Denomina-se de cristal a disposição interna regular de átomos , segundo três direçõespreferenciais; e só em circunstâncias especiais este arranjo interno é acompanhado nas faces externas.
No metal fundido, os átomos dispõem-se irregularmente, cristalizando o mesmo ao solidificar. Isto significa que na solidificação os átomos dispõem-se de um modo geométrico regular. Dentro de um metal fundido, ao se iniciar a solidificação, começam a formar-se vários cristais, que vão crescendo atéentrarem em contato uns com os outros ou com as paredes do recipiente que contém o metal fundido. Este contato impede que os cristais tenham forma regular, e estes denominam-se então de grãos.
O resultado da solidificação é, pois, uma massa de grãos poligonais.
No estado cristalino, os átomos estão dispostos em formas geométricas regulares, tendo planos principais preferenciais.
Com estasidéias compreende-se por que as propriedades fundamentais dos metais podem ser afetadas pela composição química e, principalmente, pelos tratamentos térmicos e mecânicos.
Existem quatorze tipos possíveis de reticulados, dentro dos sete sistemas cristalinos: cúbico, tetragonal, hexagonal, romboédrico, ortorrômbico, monoclínico e triclínico.
A maioria dos metais cristaliza de acordo com três tipos...
tracking img