Algarismos significativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
CÂMPUS REGIONAL DE GOIOERÊ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS – DCI
LABORATÓRIO DE FÍSICA I

PROFESSOR: ANDERSON












ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS


















LIDHIANE DOS SANTOS CROSCATO RA: 69479

TURMA: 72









Goioerê, Maio/2011
LIDHIANE DOS SANTOS CROSCATO RA: 69479ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS












Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Maringá – Câmpus Regional de Goioerê (UEM), como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Laboratório de Física I, do curso de Engenharia de Produção.


Professor: AndersonGoioerê, Maio/2011
ÍNDICE


1. INTRODUÇÃO 4
2. ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 5
2.1 Conceito 5
2.2 Constantes Numéricas 5
2.3 Constantes Físicas 6
2.4 Arredondamento 6
2.5 Potência de Dez 7
3. SISTEMAS DE UNIDADES 8
4. DETERMINAÇÃO DOS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 9
4.1 Regras Gerais 9
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. Introdução




A físicase baseia em medições de grandezas como o comprimento, o tempo, a massa, a pressão e a resistência elétrica. Os processos produtivos dependem desses parâmetros, por isso, os mesmos devem ser mantidos em certos níveis. Quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança do valor encontrado para o qual medida representa.
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar o uso demetodologias universais, como os Algarismos Significativos e os Sistemas de Unidades, para expressar as medições de uma grandeza.
Os Algarismos Significativos está relacionado à precisão da medida, já o Sistema de Unidades, à padronização das medidas, dessa forma, será abordado a seguir, os principais pontos referentes a estes dois temas.2. Algarismos Significativos


2.1 Conceito:



A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais experiente que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Esta limitação reflete-se no número de algarismos que se pode utilizar para representar uma medida. O procedimento padrão é a utilização de algarismos que se tem certeza deestarem corretos, admitindo-se geralmente o uso de apenas um algarismo duvidoso. Esses algarismos são denominados de algarismos significativos e a sua quantidade estará diretamente relacionada à precisão da medida. (LIMA, 2010).
A escolha de quantos algarismos significativos serão usados para expressar o valor de uma medição depende da grandeza, do processo de medida e do instrumento utilizado. Narealidade, o número de significativos no resultado de uma medição é determinado pela sua incerteza. (TABACNIKS, 2003).
Quando se fala de algarismos significativos de um número, refere-se aos dígitos que representam um resultado experimental, de modo que apenas o último algarismo seja duvidoso. Dessa forma, denomina-se algarismo significativo o número de algarismos que compõe o valor de umagrandeza, excluindo eventuais os zeros à esquerda usados para acerto de unidades, porém, os zeros à direita são considerados algarismos significativos. (TABACNIKS, 2003).



2.2 Constantes Numéricas

Uma constante é um valor que não se modifica com o tempo. Constantes numéricas podem conter quaisquer valores numéricos, reais ou inteiros, positivos ou negativos, etc. Exemplos deconstantes numéricas são:
• 25
• 3.14
• -2.57
• -0.0003
• -10

2.3 Constantes Físicas



As constantes Físicas são grandezas locais, cujo valor é expresso em unidades próprias. Existem muitas constantes físicas, assim, apresentaremos a seguir a tabela 1, onde podemos verificar algumas dessas constantes físicas, que são pouco conhecidas pelas pessoas em geral....
tracking img