Alfazetizaçãao

1000 palavras 4 páginas
ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO ESCRITORES /PENSADORES

Para Vygotysky: Segundo Vygotsky (2007), a alfabetização é um processo formal que continua um processo anterior de uso da expressividade da criança diante do mundo. Se a expressividade anterior ao aprendizado formal dos códigos lingüísticos for estimulada e promovida, ganhos diretos sobre o domínio necessário não apenas para a aquisição da leitura e da escrita, mas para agir sobre o mundo por meio da linguagem, podem ser obtidos pelo educador infantil consciente dessas questões. Associar o brinquedo pedagogicamente orientado à expressividade e as formas de linguagem da criança, contribui para o desenvolvimento integral dessa criança frente ao cotidiano que vive e aos desafios do processo de aprendizagem escolar. Portanto, constituir na escola espaços de narrativas, de linguagem, é permitir um aprendizado escolar que favorece o desenvolvimento global da criança, vista como produtora e produto de sua cultura.

Para Emilia Ferreiro: Segundo Ferreiro (1996, p.24) O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.” Ferreiro (1999, p.47) afirma que “a alfabetização não é estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos caanterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Através do estudo foi possível compreender que para Emilia Ferreiro as dificuldades e fracassos nas séries iniciais na aprendizagem da leitura escrita constituem um problema que nenhum método conseguiu solucionar. Em as obras, porem, ela não apresenta nenhum método pedagógico que deveria ser seguido pelos professores para alfabetizarem seus alunos, mas revela os processos de aprendizagem das crianças.

Para Paulo Freire: Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial.

Relacionados