Alexandro J Lio De Oliveira Cerveny Nasceu Em S O Paulo Em 1963

608 palavras 3 páginas
Alexandro Júlio de Oliveira Cerveny nasceu em São Paulo em 1963. Seus pais, um arquiteto e uma professora especializada em ensino para cegos, foram os primeiros responsáveis por seu interesse pelas artes. O pai, apresentando e fornecendo a ele os vários materiais disponíveis para se expressar através do desenho e a mãe lhe ensinando que as pessoas poderiam ter diferentes formas de olhar e observar o mundo ao seu redor – as distintas formas de visão.
A partir dos anos 1980, desenho e gravura foram uma constante em suas atividades. Em 1983, Sarubbi levou Alex Cerveny a fazer sua primeira exposição individual na Elf Galeria de Arte, de Gileno Müller Chaves em Belém do Pará. Em 1987, a Galeria Unidade Dois, de Julio Louzada, em São Paulo, preparou sua outra mostra individual – Desenhos. Essa mostra priorizou a busca introspectiva de Alex Cerveny. Uma obra intimista, rica em mitologias próprias, uma reação ao gigantismo das obras que, a partir das Bienais de 1983 e 1985, e nas palavras do próprio artista, “apostaram nos grandes formatos e na dissolução de identidades
O apuro técnico é um denominador comum na obra de Alex Cerveny. Ele não se prende a uma única técnica ou material: desenhos, esculturas, pinturas, bordados, colagens, cerâmicas, fotografias e gravuras, estão presentes em sua obra.
Como tema, utiliza-se de referências históricas, “algumas delas biográficas, como as figuras retorcidas e elásticas – lembranças de sua vivência de artista circense; outras literárias, e outras, ainda, dos meios de comunicação em massa, criando uma intrigada alegoria”
Valoriza o processo de trabalho e o diálogo entre suas obras. Como resumiu o artista, “Eu me sinto mais um escritor que escreve imagens, me sinto mais um cronista que um artista. A tradição que me agrada na arte é essa de contar histórias, como retábulos, como os muros assírios que contam histórias de batalhas...
Celeste foi uma obra que me chamou a atenção, a mulher representada na obra está muito maquiada e usa

Relacionados