Alexandre, o grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexandre, O Grande

Alexandre III da Macedônia, dito o Grande ou Magno, nasceu em 20 de julho de 356 a.C. em Pela (ou em Vergina) e morreu em 10 de junho de 323 a.C., na Babilônia; foi um príncipee rei da Macedônia, e um dos três filhos do rei Filipe II e de Olímpia do Épiro.
Alexandre foi o mais célebre conquistador do mundo antigo.

A Grécia Antiga

A Grécia antiga era formada porcidades-Estados, pois cada cidade tinha governo e leis próprias e funcionavam como “países” ou Estados independentes.
Entretanto essas cidades viviam envoltas em grandes conflitos entre si, e um dessesconflitos foi a Guerra do Peloponeso entre as duas mais poderosas cidades-Estados da Grécia Antiga: Atenas e Esparta, que durou de 431 a.C. à 404 a.C., com a vitória de Esparta. Assim essa guerrateve como consequência o extremo empobrecimento da população grega.
Enquanto os gregos lutavam entre si, um reino vizinho ganhava força, a Macedônia.

O Reino da Macedônia

Localizada na penínsulados Balcãs, a nordeste da Grécia, a Macedônia tinha a população formada por camponeses livres, que ocupavam-se principalmente da agricultura e pecuária.
Em 359 a.C., aos 23 anos de idade, Filipetornou-se rei da Macedônia, conhecido como Filipe II. Após passar três anos como refém na Grécia, Filipe II aplicou o que aprendeu com os gregos para formar um exército poderoso na Macedônia, e assim darinício a conquista da Grécia, enfraquecida pela Guerra do Peloponeso.
O ateniense Demóstenes liderou as cidades gregas contra a invasão da Macedônia. Porém, em 338 a.C., os gregos foramdefinitivamente derrotados, na batalha de Quironéia.

A morte de Filipe II

Após a conquista da Grécia, Filipe II, atraído pelo vasto domínio e riqueza do povo persa, começou a planejar uma guerra contra aPérsia. Entretanto, quando já havia iniciado os preparativos para a guerra contra os persas, Filipe II foi assassinado durante a festa de casamento de sua filha. O assassino era supostamente um...
tracking img