Aleitamento naturalxmamadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEITAMENTO MATERNO

Carmen Monari *


Quem não lembra com saudade e emoção dos momentos sublimesque passamos ao lado de nossos bebês, durante sua amamentação? Seus lábios perfeitamente encaixados, sua sucção vigorosa, rítmica, suas maõzinhas tocando nosso seio com carinho. E o que falar do seuadormecer tranquilo, de sua expressão serena, reflexo de sua satisfação plena.

O leite materno é como um organismo perfeito em si: seu valor para o desenvolvimento infantil tem sidoamplamente enfatizado. Entretanto, além da importância nutricional e psicológica conferida ao aleitamento natural, outros fatores confirmam sua excelência.

Quando o seio éoferecido ao bebê, ele o apreende e suga um certo número de vezes, fornecendo um volume de leite na boca que desencadeia um outro reflexo, o da deglutição, sendo o alimento levado ao estômago, até acriança atingir a sensação de plenitude alimentar. Uma vez satisfeito, dorme profundamente.

E o que acontece com este mecanismo harmonioso, se oferecemos ao bebê a mamadeira?No geral, com um bico comum, tão comprido, que chega até à garganta e com um furo aumentado, faz com que o líquido entre diretamente no trato digestivo, sem a pré-digestão que se realiza com a saliva.Enquanto no peito o bebê regula a quantidade de leite, comprimindo e descomprimindo o mamilo; na mamadeira é obrigado a utilizar a ponta da língua para parar a saída do líquido, o queimplicar num treinamento errado da deglutição.

Além disso, a força exercida na sucção do peito é maior do que na mamadeira, promovendo um exercício completo para a musculatura facial,induzindo a um desenvolvimento ósseo adequado.

E o que fazer quando a mamadeira se torna necessária? Primeiramente, deve-se optar pelo bico ortodôntico, que mais se assemelha ao bico...
tracking img