Alcanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcanos
 Também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, nanomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do infixo "an" e sufixo "o". Nos alcanos , os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligartetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).
Aplicações
As aplicações de certo alcano podem muito bem ser determinadas em função do número de átomos de carbono. Os primeiros quatroalcanos são usados principalmente para aquecimento e para fins de cozinha e, em alguns países para a produção de electricidade. Metano e etano são os principais componentes do gás natural, sãonormalmente armazenados como gases sob pressão. No entanto, é mais fácil para transportá-los como líquidos: Isto exige tanto compressão quanto arrefecimento do gás.
Propano e butano podem ser liquefeitos empressões não muito altas, e a mistura é conhecida como Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Propano, por exemplo, é usado no queimador de gás propano, e butano em isqueiros descartáveis. Os dois alcanossão usados como propelentes em sprays aerossol.
Dos pentanos aos octanos, os alcanos são líquidos razoavelmente voláteis. Eles são usados como combustíveis em motores de combustão interna, já que elesvaporizam facilmente na entrada da câmara de combustão, sem formar gotas, o que iria prejudicar a uniformidade da combustão. Alcanos de cadeia ramificada são preferidos, pois eles são muito menospropensos a ignição prematura, o que provoca batimentos quando sua cadeira reta homologa. Esta propensão para prematura ignição é medida pela octanagem do combustível, onde 2,2,4-trimetilpentano (isooctano)tem um valor arbitrário de 100, e heptano tem um valor de zero. Para além da sua utilização como combustível, os alcanos também são bons solventes para substâncias não-polares.
Alcanos de nove...
tracking img