Refexição de ética e capitalismo

570 palavras 3 páginas
Durante a Idade Média, no sistema feudal, os cidadãos trabalhavam para garantir os seus sustentos e honrar seus compromissos perante a Igreja, obedecendo a uma "ética cristã" imposta pelo Clero e a nobreza. Com o capitalismo, as pessoas não têm, mas a influencia da Igreja ou da sociedade para lhes obrigar a seguir tais regras.
O próprio sistema econômico criou uma devoção voltada para os bens materiais que torna compreensível o jeito de viver de cada indivíduo, dedicando-se exclusivamente ao trabalho.
Na cultura capitalista existe uma forma de ética obrigatória a todos os indivíduos, pois a partir do momento que o cidadão passa a ser capaz de produzir e consumir ele obrigatoriamente imerge num ciclo onde o "ter" passa a ser mais importante que o "ser". Max Weber define da seguinte maneira a situação de quem for de encontro a essa equidade capitalista: "O fabricante que se opuser por longo tempo a essas normas será inevitavelmente eliminado do cenário econômico, tanto quanto um trabalhador que não possa ou não queira se adaptar às regras, que será jogado na rua, sem emprego. Assim, pois, o capitalismo atual, que veio para dominar a vida econômica, educa e seleciona os sujeitos de quem precisa, mediante o processo de sobrevivência econômica do mais apto." (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, 21,22).

A sociedade atual é formadora de conceito e seleciona de acordo com o que o capitalismo exige. Por essa razão existem profissões deliberadamente pobres e outras deliberadamente ricas. O capitalismo seleciona não só a profissão, mas, também o profissional distinguindo através do que ele produz e consome, e assim regula as diferentes posições sociais. Ou seja, o importante é fazer o ser humano se sentir bem ao ganhar muito dinheiro e satisfazer o seu ego, pois assim seguirá dentro do conceito social e será um cidadão ético. Max Weber exemplifica essa questão: "De fato, o ganhar mais e mais dinheiro, combinado com o afastamento estrito de todo prazer

Relacionados