Albert eintein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.



TAGUATINGA
2012
DESENVOLVIMENTO

CONCEPÇÃO DE LEITURA
No nosso dia a dia devemos incentivar o hábito daleitura entre as crianças, jovem e adulto, não somente dentro da escola por obrigação mais sim no nosso dia a dia como lazer. Na escola poderia haver leituras dinâmicas como rodas de leituras criarem gincanas de leitura.
Dentro do tema concepção de leitura destacam-se algumas perguntas para que possamos ter uma boa leitura e uma boa compreensão do texto, entre elas são: o que é ler, para que ler ecomo ler, estas perguntas poderão ser respondidas de diferentes formas retratando a concepção de sujeito, língua texto e sentido.
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor deacontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. O texto é como se fosse códigos que temos que desvendar. Na concepção envolve vários processos cognitivos: Conjunto de atividade, recursos e estratégias.
A leitura e um processo dinâmico, pois durante a leitura de um texto escrito nos interagimos com o autor através dos significados expressos no texto entendida como um encontro a distanciaentre o leitor e autor via texto, através desse encontro de significados gerados em interação de cada qual com o mundo, não lemos apenas textos escritos, lemos textos com os aspectos que constituem realidade das palavras, por exemplo, objetos, imagens para divertir-se, para orientar-se, para termos habilidades de interpretar, produzir diferentes tipos e gêneros de textos e para ampliar os nossosconhecimentos.A leitura implica tensão, desacordo, debate, reinventar e compreender. Em certos textos às vezes não entendemos com clareza e necessitamos voltar à releitura para melhor compreensão do texto.
O poder da leitura nos permitiu ações cotidianas, como pegar um ônibus, verificar o troco, ler uma receita, usar serviços de bancos entre outros.

A leitura por si só, não resolve problemassociais e nem individuais, mas temos a opção, de compreender as situações e como lidar com elas.
FOCO NO AUTOR
O autor tem uma linguagem onde repreta seus pensamentos, vontades e ações, ele faz essa representação na mente e deseja que seja entendido como ele pensa. Assim a leitura é uma capacitação das ideias do autor sem levar em conta sua experiência e conhecimento, ou seja, é a total interaçãoentre autor texto leitora. O sentido está no que o autor deseja que o leitor leia ou capte suas ideias dentro do texto.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
A estratégia de leitura tem o objetivo de facilitar a compreensão do que esta no texto, para isso existe varias estratégias para ajudar a leitura.
A utilização das estratégias de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o após aleitura. Na pré- leitura, e feita uma análise global do texto do titulo, dos tópicos e das figuras/gráficas. Durante a leitura e feita um compreensão da mensagem passada pelo texto, um seleção das informações apresentadas no texto, feita uma analise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido (kopke, 1997; Duke &Pearson,2002).
Muitas vezes os leitores tem dificuldade na leitura nemprazer, achando a leitura monótona e difícil, pois não possuem estratégias de leitura adequadas.
Algumas táticas de leitura que podem incentivar o habito de ler:

Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

Exposição de pensamentos – é quando o leitor...
tracking img