Alavanca mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDÔNIA Código: 3443 (Portaria MEC/Sesu Nº369 DE 19/05/2008) Código: 788 (Decreto nº Federal nº96577 de 24/08/1988)

MECANICA GERAL

Porto Velho 2011.2

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDÔNIA Código: 3443 (Portaria MEC/Sesu Nº369 DE 19/05/2008) Código: 788 (Decreto nº Federal nº96577 de 24/08/1988)

BRUNO SANCHESCLAUDIA MEZZOMO GUILHERME MEZZOMO FAGNER

MECANICA GERAL

Trabalho apresentado na disciplina de Mecânica Geral, ministrada pelo professor especialista Timóteo Cabral, na instituição FARO, no curso de Engenharia Civil, turma ENG 02NB como requisito parcial para obtenção de nota na N1.

Porto Velho 2011.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------ 04 ALAVANCAS ------------------------------------------------------------------- 05 TIPOS DE ALAVANCAS------------------------------------------------------ 06 CLASSE DAS ALAVANCAS ------------------------------------------------ 07 UNIDADES----------------------------------------------------------------------- 09 EXEMPLOS----------------------------------------------------------------------10 CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------- 11 REFERENCIAS------------------------------------------------------------------ 12

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir será abordado o tema: Alavanca, um problema Físico Mecânico presente no dia a dia. Onde tem com objetivo explicar sobre suas Leis físicas da Mecânica envolvidas, Unidades de medidas utilizadas eexemplos que mostram os conceitos de Vetores Força.

Alavanca Uma alavanca é uma máquina simples formada por um corpo rígido, geralmente uma barra, que se apóia e pode girar em torno de um ponto fixo designado por fulcro. Esta tem como princípio básico a possibilidade de poder mover grandes cargas por meio de forças pequenas. A alavanca constitui uma das máquinas mais importantes e também dasmais antigas. Já os antigos egípcios as utilizavam na sua vida quotidiana. Atualmente, utilizam-se em diferentes tipos de balanças, manivelas, tornos e engrenagens. Quando há movimento as forças aplicadas à barra designam-se por potência e resistência. A potência é a força que produz trabalho positivo e a resistência é a força que provoca um trabalho negativo. À distância entre o fulcro e o ponto deaplicação das forças atribui-se o nome de braço da alavanca. Segundo a regra da alavanca, esta está em equilíbrio quando a força multiplicada pelo braço da força for igual à carga multiplicada pelo braço da carga. Desta forma, com a força limitada de um ser humano é possível movimentar cargas várias vezes superiores às que se poderiam movimentar sem a sua ajuda. As alavancas são classificadasconsoante as forças (potência e resistência) atuam ou não do mesmo lado do fulcro. Assim, distingue-se alavanca de primeira ordem ou interfixa, alavanca de segunda ordem ou inter-resistente e alavanca de terceira ordem ou interpotente. Numa alavanca interfixa o fulcro fica colocado entre a potência e a resistência. Numa alavanca inter-resistente a resistência fica entre o fulcro e a potência e numaalavanca interpotente a potência situa-se entre o fulcro e a resistência.

Uma gangorra é um mecanismo muito semelhante a uma alavanca. Certa-mente você usou algum tipo de alavanca, já que elas estão presentes em praticamente todas nossas atividades. Um abridor de garrafa, uma tesoura, um alicate, o macaco utilizado para levantar o carro, uma maçaneta e um espremedor de batatas são algunsexemplos de alavancas que você provavelmente já utilizou. O tipo mais simples de alavanca é aquele constituído de uma barra e um apoio. O pé-decabra é um bom exemplo. Se você usar uma alavanca desse tipo para levantar uma carga, como ilustra a figura abaixo, verá que, quanto mais longe do apoio você fizer força, mais facilmente a carga será levantada.

Podemos dizer que a utilidade de uma alavanca...
tracking img