akdqjxakcak

50287 palavras 202 páginas
MD.Saúde
Site sobre saúde voltado para a população leiga.
MD. SAÚDE UROLOGIA VARICOCELE | SINTOMAS E TRATAMENTO
10 DE JULHO DE 2014
VARICOCELE | SINTOMAS E TRATAMENTO

Por PEDRO PINHEIRO 664 COMMENTS

737
SHARES
Google+FacebookTwitter
A varicocele é causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. A varicocele é um problema tão comum que acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos.

Publicidade

Na maioria das vezes, a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Existe uma explicação bem simples para tal fato.

Reparem na figura abaixo como há diferenças entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita desemboca na calibrosa veia cava em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

Lembrando que as artérias são os vasos que levam o sangue para os órgãos e as veias os que o trazem de volta ao coração. Quando a drenagem venosa não é feita corretamente, o sangue acaba ficando represado.

Varicocele
Varicocele
Portanto, a varicocele é uma insuficiência na drenagem de sangue do testículo, que leva ao represamento sanguíneo e ao aumento do volume das veias. Como já foi dito, é nada mais do que uma variz.

Existe uma graduação da varicocele.

Grau I – varicocele pequena, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal. (tossir ou assoprar contra uma resistência).
Grau II – varicocele de tamanho médio, sendo facilmente palpável.
Grau III – varicocele grande, não só é palpável como é bem visível.
SINTOMAS DA VARICOCELE
Na maioria das vezes a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: DOR NOS TESTÍCULOS |

Relacionados