Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OUTUBRO/2012

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de 5 a 30 dias. É o tempo que vai do momento em que a pessoa entra em contato com o vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas que pode ser através de relação sexual, compartilhar seringas, transfusão de sangue contaminado, etc.JANELA IMUNOLÓGICA

É o tempo entre a contaminação e o aparecimento de anticorpos no sangue, que pode ser detectado pelos testes atuais. Esta janela dura normalmente menos que três meses.

DIFERENÇA ENTRE TER AIDS E SER PORTADOR DO HIV

Portador do HIV é qualquer pessoa que foi infectada pelo vírus e que na grande maioria das vezes está totalmente saudável. Ter AIDS significa a fase da infecçãoaonde surge várias doenças e infecções oportunistas que surgem pela deficiência do sistema imunológico da pessoa, que foi provocado pela ação do vírus.

SINTOMAS

Não existe um tempo determinado para uma pessoa apresentar os sintomas da AIDS. Depende da resposta imunológica individual e talvez também do tipo de vírus. Podemos apenas dar uma resposta estatística que demonstra que a metade daspessoas, após 10 anos de infecção, ainda não apresentaram sintomas da AIDS. Tem um (pequeno) grupo que são soropositivos por muitos anos e ainda não apresentaram sinal nenhum de uma baixa na imunidade.

TRATAMENTO
DROGAS DISPONÍVEIS
Atualmente, há 17 drogas que compõem o arsenal contra o HIV. Durante bastante tempo o AZT (lançado em 1987) foi o único remédio disponível para o controle dovírus.
São elas:
Inibidoras da protease:
Indinavir (Crixivan)
Ritonavir (Norvir)
Saquinavir (Invirase ou Fortovase)
Nelfinavir (Viracept)
Amprenavir (Agenerase)
Lapinovir (Kaletra).
Inibidoras da Transcriptase Reversa Nucleosídeos:
Zidovudina (Retrovir ou AZT)
Ddidanosina (Videx ou ddI)
Zalcitabina (Hivid ou ddC)
Estavudina (Zerit ou d4T)
Lamivudina (Epivir ou 3TC)
Combivir (AZT + 3TC)Abacavir (Ziagen)
Trizivir (AZT + 3TC + abacavir).
Inibidoras da Transcriptase Reversa Não Nucleosídeos:
Nevirapina (Viramune)
Efavirenz (Sustiva)
Delavirdina (Rescriptor).

Coquetel do dia seguinte
São os medicamentos anti-retrovirais usados após a exposição acidental da pessoa ao vírus. No Brasil é preconizado após acidentes de trabalho, quando médicos ou pessoal da enfermagem seferem com uma agulha ou objeto cortante contaminado; ou em vítimas de estupros.
Em alguns países, como a França, tem sido recomendado também depois de relação sexual sem preservativos com parceiro infectado.
Nos últimos anos, foram obtidos grandes avanços no conhecimento da patogênese da infecção pelo VIV e várias drogas anti-retrovirais em uso combinado, chamado de “coquetel”, se mostram eficazesna elevação da contagem de linfócitos T CD4+ e redução nos títulos plasmáticos de RNA do HIV (carga viral), diminuindo a progressão da doença e levando a uma redução da incidência das complicações oportunistas, uma redução da mortalidade, uma maior sobrevida, bem como a uma significativa melhora na qualidade de vida dos indivíduos. A partir de 1995, o tratamento com monoterapia foi abandonado,passando a ser recomendação, do Ministério da Saúde, a utilização de terapia combinada com duas ou mais drogas antiretrovirais. São numerosas as possibilidades de esquemas terapêuticos indicados pela Coordenação Nacional de DST e AIDS, que variam, em adultos e crianças, com cursos ou não de doenças oportunistas, com tamanho da carga viral e dosagem de CD4+. Com a introdução das novas drogas (osinibidores de protease) estamos na fase de mudanças importantes nas orientações dadas aos pacientes. Há, porém muitas dúvidas sobre quando começas a terapia combinada, os critérios de mudança das drogas e os benefícios a longo prazo. O padrão para acompanhar o progresso da infecção pelo HIV, até recentemente, era a contagem do linfócito CD4+ (que baixam na média de 50-100 células por anos) e o nível...
tracking img