Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
Curso de






RA










PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A INFÂNCIA























São Paulo
2011


Avaliação Processual:

1 - Identificar os estágios de desenvolvimento, de acordo com a faixa etária da criança.

Autor: Marcondes
Estágios do desenvolvimento
Pré-natal- Da concepção ao nascimentoNeonatal- Do Nascimento ao 28º dia
Infância - Lactante (do 29º dia a 2 anos exclusive)
Pré-escolar- (de 2 a 6 anos exclusive)
Escolar- (de 6 a 10 anos exclusive)
Adolescência- Pré-pubere (de 10 a 12-14 anos)
Púbere- (de 12-14 a 14-16 anos)
Pós-pubere- (de 14-16 a 18-20 anos)


Autor: Wong
Pré-natal - Da concepção ao nascimento
Neonatal - Do nascimento até 28º diaLactante – Do 29º dia aos 12 meses
Fase inicial – Infante (de 1 a 3 anos)
Da infância – Pré-escolar (3 a 6 anos)
Fase intermediária – Escolar (de 6 a 11-12 anos)
Fase Tardia – Pré-pubere (de 10 a 13 anos)
- Adolescente (de 13 a 18 anos)

Autor: Papalia e Olds
Pré-natal – Da concepção ao nascimento
1º infância – Do nascimento aos 3 anos
2º infância – De 3 a 6 anos
3 ºinfância – De 6 a 12 anos
Adolescência – De 12 a 20 anos


2 - Definir os padrões que norteiam o desenvolvimento humano:

. As crianças são competentes: elas possuem qualidades habilidades que asseguram sua sobrevivência e promovem seu desenvolvimento.

. As crianças se parecem umas com as outras: na mesma faixa etária ou estágio do desenvolvimento, elas apresentam características físicas ecomportamentais peculiares e as mudanças que ocorrem com o aumento da idade são similares.

. Cada criança é única: Cada uma delas possui características que lhe são próprias, diferenciando-a das demais de uma mesma faixa ou estágio de desenvolvimento. Essas diferenças acentuam-se com a progressão do desenvolvimento e a aquisição de mais experiências.

. O desenvolvimento obedece a tendênciasdirecionais: existem três padrões de progressão do desenvolvimento: cefalocaudal, próximo-distal e de diferenciação.

a) Cefalocaudal: o desenvolvimento processa-se no sentido a cabeça em direção às extremidades. A habilidade moto grossa adquirida inicialmente é o controle da cabeça e o pescoço, indispensável para que desenvolva posteriormente outras habilidades, como sentar e andar.b) Próximo-distal: o desenvolvimento progride da linha medi corporal (centro) para a periferia. Quanto à aquisição de habilidades motoras, predominam inicialmente as grossas como quando o bebê tenta pegar um objeto com movimentos amplos do braço, nos primeiros meses de vida, progredindo até conseguir pegar objetos pequenos com movimentos dos dedos em pinça e, posteriormente, abotoar roupas,amarrar cadarços.




c) Diferenciação: o desenvolvimento realiza-se do geral para específico, ou seja, primeiro a criança desenvolve operação simples para depois dominar as mais complexas. Na área da linguagem, primeiro a criança balbucia, progredindo para a pronúncia das primeiras palavras ao fim do primeiro ano e incrementando seu vocabulário, até obter o domínio da palavra escrita, no finalda fase pré-escolar.


. O desenvolvimento obedece a uma tendência seqüencial: em todas as dimensões do desenvolvimento, existe uma seqüência definida e previsível. As crianças engatinham primeiras para depois andar, por exemplo.

. Cada criança tem uma velocidade própria de crescimento: observam-se diferenças acentuadas de idade entre as crianças na aquisição dos marcos do desenvolvimento.Apesar de obedecer a uma ordem fixa e exata, o desenvolvimento não progride na mesma velocidade. Enquanto algumas crianças começam a andar aos 9 meses, outras só o fazem após o primeiro anos de vida.

. O desenvolvimento ocorre em um tempo certo: existem períodos críticos, também denominados sensíveis, vulneráveis ou ótimos, em que o organismo é mais vulnerável a influências positivas e...
tracking img