O desenvolvimento do conceito de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento do conceito de cultura

O autor cita a primeira definição de cultura, formulada por Edward Tylor em 1871. Trata da igualdade da natureza humana que pode ser estudada através dacomparação das raças do mesmo grau de civilização. Explica a diversidade cultural com resultado da desigualdade de estágios no processo de evolução. Estabeleceu uma escala de civilização, onde as naçõeseuropéias eram colocadas em um dos extremos e as tribos selvagens em outro, o restante da humanidade estaria numa situação intermediária.
Essa teoria se explica pelo momento histórico em que Taylorviveu, pois sofria impacto da Origem das Espécies de Charles Darwin. Defendia a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, todas as sociedades teriam que percorrer os passos de outrassociedades mais avançadas, assim se estabeleceu uma escala evolutiva classificando as sociedades hierarquicamente. Dessa forma a sociedades eram classificadas de maneira discriminatória, pois asociedade européia era tratada como superior e que todas as outras deveriam seguir seus passos.
A reação a o evolucionismo deve a Frans Boas, pois desenvolveu o particularismo histórico. Defendia que cadacultura segue os próprios caminhos em função dos diferentes eventos histórico que enfrentou, o que diferencia do evolucionismo que explica a cultura com um sentido (unilinear), conforme Boas suaabordagem ocorre de forma multilinear.
Alfred Kreber, através de seu artigo “O Superorganico” demonstrou que graças a cultura o homem se distanciou do animal e passou a ser considerado um ser acima desuas limitações orgânicas.
Kroeber tinha preocupação de evitar a confusão entre orgânico e o cultural, pois o homem depende muito do seu sistema biológico e possui funções vitais, com alimentação,respiração e etc. Funções estas que são desempenhadas por toda humanidade, porém a maneira de realizá-las varia de uma cultura para outra. Assim os comportamentos não são biologicamente determinados e...
tracking img