Aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

Metodologia do Trabalho Acadêmico
27/03/11

RESUMO

AIDS é a doença causada pelo HIV. O HIV atinge os linfócitos debilitando a imunidade do indivíduo,dando origem a diversas doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da baixa imunidade do organismo. O contagio se dá através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento deagulhas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez e amamentação, entre outros.

Palavras-chave: Aids. Hiv. Janela Imunológica.

1 INTRODUÇÃO

2 O QUE É AIDS?

Conhecida também comoAIDS essa doença é causada pelo vírus HIV( vírus da imunodeficiência humana). Esse ataca o sistema imunológico que é responsável por garantir a defesa do organismo e manter o corpo livre de doenças.Entre as células de defesa estão os linfócitos T- CD4+ que organizam e comandam a resposta diante dos agressores, pois memorizam, reconhecem e destroem os micro-organismos estranhos que entram no corpohumano.
O HIV liga-se a um componente dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior onde se multiplica, em seguida rompe o linfócito e atinge outras células do sistema imunológico dandocontinuidade a infecção. O sistema de defesa então vai perdendo sua capacidade de responder adequadamente aos agentes externos, tornando assim o corpo mais vulnerável a doenças. As principais doençasoportunistas são as hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplamose e alguns tipos de câncer. Nesse momento, a pessoa facilmente adoece caracterizando então a AIDS. A partir daí normalmente inicia-se otratamento com medicamentos antirretrovirais que combatem a reprodução do vírus.
Ter HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. A AIDS propriamente dita caracteriza-se pelo surgimento de várias doençasdevido a incapacidade do organismo de se proteger contra agentes externos, e o HIV é o vírus que abre a porta para esses agentes externos. Uma pessoa soropositivo( infectada pelo vírus do HIV) pode viver...
tracking img