AIDS Causas Sintomas E Tratamneto

593 palavras 3 páginas
AIDS: causas, sintomas e tratamento

Causas

A aids é uma infecção causada pelo vírus HIV. A sigla aids quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (e em outros países de língua portuguesa, é chamada SIDA) enquanto a sigla HIV quer dizer Vírus da Imunodeficiência Humana (em alguns países de língua portuguesa também é chamado de VHI, embora a sigla inglesa HIV seja mais comum). O vírus ataca o sistema imunológico humano, que é o responsável por defender nosso organismo de doenças. O HIV ataca as células de defesa chamadas Linfócitos TCD4 e alteram o DNA destas células.
O vírus da aids é transmitido através da troca de secreções entre dois indivíduos, sendo um obrigatoriamente o portador do vírus. O HIV pode ser transmitido pelo sêmen, secreções vaginais, sangue e leite materno. Há ainda a possibilidade de transmissão através transplante de órgãos ou utensílios cirúrgicos não esterilizados. As principais vias de transmissão são:
Sexual – O contato, por ato sexual, com secreções de um indivíduo infectado pode levar à transmissão da aids. Tanto o sexo vaginal, anal ou oral sem proteção podem transmitir o vírus.
Sangue – Transfusões de sangue são também uma via de transmissão do vírus. Atualmente, hospitais e bancos de sangue realizam exames antes da transfusão, o que diminui o risco de transmissão.
Agulhas e seringas contaminadas – O compartilhamento de agulhas e seringas é uma grande via de transmissão do vírus da aids. Usuários de drogas injetáveis estão entre os grupos de maior risco.
Mãe para filho – Existe a possibilidade de transmissão da mãe durante a gestação, o parto ou a amamentação. Felizmente, existe a possibilidade de tratamento durante o período da gravidez. Assim, se reduz o risco da transmissão para o bebê.

Sintomas

Os sintomas não são os mesmos para todos os infectados. Geralmente, os primeiros sintomas aparecem de duas a quatro semanas após a infecção e se caracterizam, principalmente, por febre, dores musculares, de cabeça e garganta,

Relacionados

  • Trabalho HIV
    1085 palavras | 5 páginas
  • Doenças sexualmente transmissiveis
    2731 palavras | 11 páginas
  • Microbiologia
    42836 palavras | 172 páginas