Agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DISCIPLINA: BIOQUIMICA

ÁGUA: Propriedades químicas
Referência: Lehninger 4ª edição – Capítulo: 2 - Água Referência: ediç Capí tulo:

Profª: Daniele Sabino

2011

ÁGUA: Propriedades

A água é a substância mais abundante nos sistemas vivos, perfazendo até 70% ou mais do peso da maioria dos organismos.

1

ÁGUA: Propriedades
A água possui umponto de fusão, um ponto de ebulição e um calor de vaporização maiores que a maioria dos outros solventes comuns.

ÁGUA: Propriedades
Estrutura da molécula da água molé
As moléculas de água adjacentes possuem uma grande atração entre si, o que pode ser explicado pela análise da estrutura eletrônica da molécula de água.

2

ÁGUA: Propriedades
Cada átomo de hidrogênio de uma molécula de águacompartilha um par de elétrons com o átomo central de oxigênio.

O núcleo do oxigênio atrai elétrons mais fortemente que o hidrogênio, ou seja, o oxigênio é mais eletronegativo. O compartilhamento de elétrons entre o hidrogênio e o oxigênio é portanto desigual; os elétrons estão mais frequentemente na vizinhança do átomo do oxigênio do que na do hidrogênio. O resultado deste compartilhamento deelétrons desigual é a formação de dois dipolos elétricos nas moléculas de água: cada hidrogênio possui uma elé carga parcial positiva (δ+) e o átomo de oxigênio possui uma carga parcial negativa igual à soma das duas parcialmente positivas (2δ-).

ÁGUA: Propriedades
Como resultado desse dipolo elétrico, há uma atração eletrostática entre o átomo de oxigênio de uma molécula de água e o hidrogêniode outra, chamada de ponte de hidrogênio (“ligação de hidrogênio”); (“ ligaç hidrogênio”

3

ÁGUA: Propriedades

A soma de todas as pontes de hidrogênio entre as moléculas de água confere grande coesão interna na molécula de água líquida. Redes extensas de moléculas de água ligadas por pontes de hidrogênio também formam pontes com outros solutos (proteínas e ácidos nucléicos, por exemplo),permitindo que moléculas maiores interajam com cada outra através da distância de vários nanômetros sem se tocarem fisicamente.

ÁGUA: Propriedades
No gelo, cada molécula de água está fixa no espaço e forma pontes de hidrogênio com um total de 4 (quatro) outras moléculas de água.

4

ÁGUA: Propriedades
A água forma pontes de hidrogênio com os solutos polares

As pontes de hidrogênionão são exclusivas da água. Elas se formam facilmente entre um átomo eletronegativo (usualmente oxigênio ou o nitrogênio com um par de elétrons isolado) e um átomo de hidrogênio ligado covalentemente a outro átomo eletronegativo na mesma molécula ou em outra.

ÁGUA: Propriedades
Algumas pontes de hidrogênio biologicamente importantes
Grupo hidroxila e água Grupo carbonila e água Entre basescomplementares do DNA

Internamente em um peptídio

5

ÁGUA: Propriedades
A água interage eletroestaticamente com os solutos carregados
A água é um solvente polar. Ela dissolve facilmente a maior parte das biomoléculas, que são, em geral compostos carregados e polares ou anfipáticos.

ÁGUA: Propriedades

Compostos que se dissolvem facilmente na água são hidrofílicos, em contraste,solventes não-polares, são hidrofóbicos.

Solventes hidrofóbicos, como o clorofórmio e o benzeno, são solventes pobres para a maioria das biomoléculas, mas dissolvem facilmente moléculas não-polares como os lipídios e as graxas.

6

ÁGUA: Propriedades
A água dissolve sais como o NaCl hidratando e estabilizando Na+ e Cl-, enfraquecendo as interações eletrostáticas entres eles e, dessa forma,contrapondo a sua tendência de se associar em uma treliça cristalina.

ÁGUA: Propriedades
Compostos não-polares forçam alterações nãoforç alteraç energeticamente desfavoráveis na estrutura da água desfavorá

Quando a água é misturada p.ex. com o benzeno ou hexano, compostos hidrofóbicos, formam-se duas fases; nenhum dos líquidos é solúvel no outro. Compostos hidrofóbicos não são capazes de...
tracking img