Agua residual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento da Água industrial

Introdução
Um assunto bastante discutido hoje é sobre a preservação do meio ambiente e tamanho desperdício da água, um recurso que esta cada vez mais escasso. Com isso nos últimos tempos as empresas passaram a dar maior ênfase no tratamento de seus efluentes líquidos antes desses serem despejados no meio ambiente.
A Resolução CONAMA nº 357, de 17 de Março de2005, estabelece que “Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento e desde que obedeçam as condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis”.
Este tratamento é de grande importância, pois após utilizada pelas industrias, essa água sofre algumas alterações físicas,químicas e sensoriais, conhecido como efluentes líquidos.
Por ser outro tipo de processo, as indústrias acabam vendendo os seus efluentes para companhias de saneamento que tratam estes efluentes e depois vende-os para as industrias por preços quase 50% inferior ao da água potável, variando este valor de região para região. O que torna mais rentável para as indústrias, pois essa água, apesar denão ser potável, ainda pode ser utilizada em vários processos.
Outra grande influência para o tratamento da água veio da Lei de Lavoisier, sobre a conservação da massa, onde ao remover as substâncias ou materiais dissolvidos e em suspensão na água estes sejam transformados em materiais estáveis ambientalmente. A poluição não deve ser transferida de forma e lugar, sendo assim necessário conhecero princípio de funcionamento de cada operação unitária utilizada bem como a ordem de associação dessas operações que definem os processos de tratamento.
No trabalho a seguir será tratado sobre o processo de tratamento desses efluentes vindo de indústrias, explicando como ocorre este processo para que depois a água, possa ser descartada no ambiente, dentro das normas do CONAMA ou entãoreutilizadas pelas indústrias.
Amostragem de efluentes industriais
Os efluentes industriais são produtos líquidos eliminados por indústrias que possuem muitos poluentes. Sendo estes poluentes provenientes das matérias primas das águas de abastecimento e dos próprios processos realizados pela indústria.
O tratamento desses efluentes ocorrem então nas Estações de Tratamento de Efluente (ETE). Porém,para que seja possível este tratamento é necessário que seja feito antes uma coleta de amostras para que se tenha uma análise e que seja possível quantificar a carga poluidora, verificar a sua variabilidade, para que então seja definido o processo de tratamento e dimensionar os sistemas de tratamento, além de verificar as suas eficácias e eficiências.
Para a coleta dessas amostras, primeiro édefinido o período no qual serão realizadas, sendo determinado em função de custos e de prazos, desde que não haja nenhum comprometimento na técnica.
Além de serem utilizados os materiais adequados, essas amostras devem ser coletadas na própria indústria de onde serão provenientes os efluentes. Elas podem ser classificadas em amostras simples ou compostas:
* Amostra simples: representa o queestá ocorrendo no momento da coleta, desta forma se a produção da indústria não variar muito essa amostra pode ser representativa.
* Amostra composta: é formada por pequenas coletas que são realizadas em determinados períodos, geralmente uma a cada turno.
Após a coleta dessas amostras e análise das mesmas as ETE podem começar a fazer o seu tratamento em grandes quantidades.
Processosutilizados
Dentre os vários tipo de indústrias existentes atualmente, as que mais produzem efluentes líquidos são as indústrias de tintas, galvanoplastia, têxteis, farmacêuticas e cosméticas, químicas e petroquímicas, metalúrgicas, indústrias de papel e celulose.
Todas essas indústrias tem como base o mesmo tipo de tratamento, porém os efluentes que são contaminados com metais devem ser tratados...
tracking img