Agropecuaria regional e sustentavel-amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[Reportagem de Mauricio Hermann, para o EcoDebate] Tanto os modelos atuais como os passados de ocupação do território amazônico, pobreza local e a extração de matéria-prima são os principaisresponsáveis por seu desmatamento. E, por conseqüência, o problema da desflorestação traz danos irreparáveis ao bioma local como: diminuição da biodiversidade, efeitos de erosão e lixiviação do solo, emissãode gás Carbônico (CO2) e assoreamento dos rios.

Atualmente um dos vetores que mais derrubam as matas da Amazônia é a agricultura e organizar suas atividades é uma ação fundamental para preservaçãodas áreas remanescente e para manter o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Em coletiva de imprensa realizada no último sábado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de SãoPaulo (IEA), o professor de economia da USP Guilherme Leite da Silva Dias ressaltou a necessidade de controle das questões agrárias na Amazônia. Ele apresentou a agricultura sustentável como soluçãoalternativa aos modelos viventes no local e salientou a importância em conter seus os avanços de fronteiras. “Tem que ocorrer grandes transformações, não há como um sistema que herdamos do passado sercapaz de dar conta dos números de pressões que temos pela frente”, afirma Guilherme Dias.

A agricultura sustentável procura trabalhar para que os sistemas produtivos conservem os recursos naturaise produzam alimentos saudáveis. Segundo Dias, a necessidade de criar um plano de análise e agricultura alternativa são fundamentais para o manejo ecológico da região. O professor também destacou trêsaspectos para o avanço descontrolado e predatório do agronegócio no Brasil.

O primeiro aspecto é a mudança fundamental nas grandes linhas de comércio para o Brasil em relação ao mundo. Nesseprocesso, o crescimento da demanda por produtos agrícolas é enorme por ser à base da economia nacional. O segundo ponto é a pressão originada pelo aumento populacional que ocasiona maior procura por...
tracking img