Agronmia

1922 palavras 8 páginas
Princípios gerais de laboratório e prevenção de acidentes.
Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos, seja por produtos químicos, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais, que podem acontece quando menos se espera.
Pensando nisto, elaboramos este Manual de Segurança, contendo as principais medidas que se fazem necessárias para melhor utilização dos laboratórios do Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde, tais como:
· Armazenamento apropriado de reagentes e resíduos laboratoriais;
· Formas adequadas de descarte de resíduos laboratoriais;
· Formas de prevenção de acidentes;
· Utilização correta de equipamentos, como microscópios e balanças;
· Utilização de extintores;
· Procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes.
Prevenir acidentes é dever de cada um, portanto trabalhe com calma, cautela, dedicação e bom senso, seguindo sempre as recomendações aqui descritas, desta forma prevenindo e/ou minimizando os efeitos nefastos resultantes dos possíveis acidentes.
Regras gerais
1. Apenas é permitida a entrada de pessoas autorizadas nos laboratórios ou salas de preparo.
2. Nunca trabalhar sozinho no laboratório. É conveniente fazê-lo durante o período de aula ou na presença do instrutor e/ou professor.
3. Usar o jaleco de mangas compridas, sempre que estiver dentro de um laboratório, mesmo que não esteja trabalhando.
4. Utilizar os equipamentos de proteção individual ( luvas, touca, mascara, etc) de acordo com a orientação do professor e/ou monitor.
5. Não é permitido beber, comer, fumar ou aplicar cosméticos dentro do laboratório, em decorrência do alto risco de contaminação.
6. Utilizar roupas e calçados adequados que proporcionem maior segurança, tais como: calças compridas e sapatos fechados.
7. Tomar os devidos cuidados com os cabelos, mantendo-os presos e/ou uso de touca.
8. Ler sempre o procedimento

Relacionados