Agroecologia Palestra CTUR

509 palavras 3 páginas
1 – AGROECOLOGIA

1.1 – INTRODUÇÃO

Relatório sobre: Relato de experiência.
Agroecologia
Palestra ministrada pela estudante da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, Fernanda Olivieri.

A palestra foi ministrada por slides. A palestrante iniciou destacando o significado da palavra ecologia e qual a principal função desta na sociedade e no meio ambiente.

Ecologia significa estudo da casa e tem o ser humano como observador do ecossistema e envolve fatores como a agroecologia, dividida em revolução verde, agricultura moderna, agricultura biodinâmica, pernancultura e agricultura alternativa. O objetivo da ecologia é o resgate, revitalização e renovação

1.2 – DESENVOLVIMENTO A ecologia passou a ser discutida de forma mais analítica e aprofunda desde que o tema tomou força agregado ao termo sustentabilidade. Certamente tudo que envolve uma relação harmônica da natureza e do ser humano é considerado ecologia. Sendo um estudo diversificado. O tema repõe a diversas temáticas tais como fatores sociais, educacionais e governamentais. Tais assuntos foram dispostos a turma focando um pensamento crítico e sustentável.

A palestrante iniciou a atividade definindo o tema ecologia como o “estudo da casa” assim sendo, a casa o meio – ambiente. A ecologia se ramifica em um ramo denominado agroecologia ( agricultura ecológica) disposta a corrigir e efetuar ações que agridam menos a natureza. Focada também no ensino sustentável a palestra ministrada, direcionou uma postura revolucionaria no que diz respeito a educação ambiental.

O ensino sustentável tem uma importância fundamental no contexto, pois, de forma direta influencia na sociedade. Por isso, o desenvolvimento do tema também teve foco na educação ambiental. Formando pensadores ,uma das bases fundamentais para que a ecologia seja defendida , é posicionada na ética. A mesma junto com a estaria a cultura, economia, biologia,

Relacionados