Agricultura e pecuaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho de correção e manutenção da fertilidade do solo se inicia com a coleta de amostras de solo na área a ser plantada e sua análise em laboratório capacitado. A partir desta análise, determinar-se-á a quantidade de corretivos e fertilizantes a serem aplicados ao solo.
Correção do solo
Calagem
A necessidade de calcário para os solos de cerrado do Estado de Roraima é dada por uma dasfórmulas abaixo relacionadas:

a) NC (t ha-1) = [196,29 – 58,78 pHSMP + 4,42 (pHSMP)2] x f; e,

b) NC (t ha-1) = (V2 – v1) x t x f
                            100
onde: 

NC = necessidade de calcário para correção de um hectare de solo, na profundidade de 0-20 cm;

pHSMP = índice de pH determinado em laboratório com o uso de solução tamponada (SMP);

V1= volume de saturação por basestrocáveis do solo, em percentagem, antes da correção (V1= 100. S/T), sendo:

S = Ca2+ + Mg2+ + K+ (cmolc dm-3);

V2 = volume de saturação por bases desejada;

T = capacidade de troca de cátions:

T = S + (H+ + Al3+) (cmolc dm-3);

f = fator de correção do PRNT (poder relativo de neutralização total) do calcário:
Quando o potássio está expresso em mg dm-3, na análise do solo, há necessidade detransformá-lo para cmolc dm-3 de K, dividindo mg dm-3 de K por 391.
Para os cerrados de Roraima, a recomendação da quantidade de calcário deve ser quantificada para atingir valores entre de 60% de volume de saturação por bases (valor V) e pH em água de 5,7 a 6,0. Esses valores, de um modo geral, são alcançados com a aplicação de 1.300 a 1.500kg ha-1 de calcário com 100% de PRNT, incorporado nacamada de 0-20 cm por aração e gradagem. A reaplicação do calcário deve ser feita assim que o valor V estiver abaixo de 50%. Em sistema de plantio direto, é preferível a aplicação bi-anual de doses pequenas de calcário (400 a 800 kg/ha) à aplicação de grandes quantidades na superfície, pois há o risco de supercalagem. Onde isto tiver acontecido e o pH for maior que 7,0, haverá sintomas crônicos demanganês na soja, de difícil solução por meio de pulverização foliar. Se, com essa prática não for possível contornar o problema, será preciso executar uma aração na profundidade de 0-20 cm para redistribuir o calcário. Esse problema dificilmente ocorre em solos com teor médio a alto de matéria orgânica, sendo mais comum nos solos arenosos.
A calagem de solos arenosos (15 a 20% de argila) deve serquantificada de forma a atender as necessidades nutricionais da cultura da soja, ou seja, 200 kg ha-1 de Ca2+ e 80 kg ha-1 de Mg2+.
Caso haja necessidade de correção do solo com P e micronutrientes, eles devem ser espalhados a lanço sobre o solo e incorporados juntamente com o calcário, em solo arenoso, ou 90 dias após a aplicação do calcário e imediatamente antes do plantio da soja, no caso desolo argiloso. Se houver necessidade de correção com K, sua aplicação deve ser a lanço na superfície, sem incorporação, pouco antes do plantio da soja. Entretanto, tem sido mais eficiente, em Roraima, aplicar parte do K2O na linha de plantio e o restante a lanço durante o crescimento vegetativo da cultura, juntamente com a dose de manutenção. A dosagem desses nutrientes pode ser obtida noitem Adubação.
O calcário a ser utilizado deve ser analisado em laboratório idôneo e deve preencher os seguintes requisitos:
- passar, no mínimo, 50% em peneira com malha de 0,3mm; 70%, em peneira com malha 0,84 mm; e 100% na malha 2 mm;
- apresentar teores de CaO + MgO >38%, dando preferência ao calcário dolomítico (>12% de MgO) ou magnesiano (entre 5,1 e 12% de MgO). Caso haja interesse no usode calcário calcítico (<12% de MgO), aplicar outras fontes de Mg para atender ao suprimento do nutriente à cultura da soja, se o seu teor for menor que 0,5 cmolc dm-3.
A distribuição do calcário deve ser feita com máquinas apropriadas que distribuam o produto uniformemente e próximo à superfície do solo em toda a área. Em seguida, faz-se a incorporação com uma aração ou gradagem pesada até...
tracking img