Agostrologia

802 palavras 4 páginas
Agrostologia

Método de pastejo rotacionado, continuo e diferido?
O método de pastejo rotacionado consiste em uma pastagem subdividida em piquetes, que são utilizados um após o outro, podendo ser com carga fixa ou variável. Essa rotação tem o princípio de fornecer um descanso à produção de forragem, permitindo o desenvolvimento de raízes, reservas orgânicas. Esse sistema de pastejo deve ser adotado para plantas que tenha um período de descanso para acumular e recuperar as reservas orgânicas, e permitir que a pastagem se desenvolva sem a interferência do animal, e prevenir a eliminação das espécies que são aceitas pelos animais. Os animas para esse tipo de manejo devem estar em plenas condições de responder à boa condição nutricional em que são submetidos.
Já no pastejo contínuo, a pastagem é utilizada sem descanso, durante todo o ano, ou durante várias estações, podendo ser com carga fixa (o número de animais é fixo) ou com carga variável (o número de animais varia ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de forragem). Normalmente é utilizado em pastagens nativas ou naturais onde se obtém menores taxas de produção, destacando-se, entretanto que o mesmo pode ser em muitos casos intensificado, assim como o é o pastejo sob lotação rotativa.
O pastejo diferido é um método no qual os animais são retirados da pastagem antes do término do período de maior crescimento das plantas. Este descanso permite acumular forragem no campo para que seja pasteja da na época de escassez de alimento. Também é importante por garantir a ressemeadura. Desta forma, espécies menos palatáveis se recuperam e aumentam sua capacidade de competição com espécies que são menos pastejadas.

Método de ajuste (calculo) da lotação animal em área de pastejo rotacionado.

Método de ajuste deve ser feito para não haver a degradação dos pastos, principalmente na espoca da seca, onde deve se fazer um bom planejamento para produção de forrageiras visando aos períodos de escassez. Nessa

Relacionados