Agostinho Neto

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
 António Agostinho Neto, grande político, poeta e médico, nasceu em Catete, Icolo e Bengo à 17 de Setembro de 1922, foi um grande revolucionário pela descolonização de África e em concreto do País Angolano. Formado em medicina nas universidades de Coimbra e Portugal foi o primeiro presidente Angolano, País a que deu independência à 11 de Novembro de 1975. Governou Angola durante 5 anos comuma política mono partidária baseada na forma governamental dos Países do ocidente em aquela época. Morreu num hospital de Moscovo (capital da União Soviética… Agora Rússia) à 10 de Setembro de 1979 no decorrer de complicações numa operação médica pelo cancro hepático que padecia. Foi substituído na presidência do governo pelo engenheiro José Eduardo Dos Santos.
António Agostinho Neto comoMédico foi também um grande exemplo pela sua disposição a todo paciente, seja qual for a raça, estado social, familiar ou não, sempre deu o seu máximo atendimento aos pacientes seja a situação em que eles se encontrassem.
Agostinho Neto exerceu uma grande função política a favor de África no geral e de Angola em particular, chegando a dizer até coisas como que “a luta dos angolanos sóterminaria quando os povos de países como a Namíbia, África do Sul e Zimbabwe estivessem livres do jugo colonial”. Por causa da sua oposição a escravidão e preconceitos a sua vida política foi um calvário. Foi preso pela PIDE, a polícia política do regime Salazarista (Sistema político, financeiro e económico de Oliveira Salazar, vigente em Portugal de 1928 a Abril de 1974)  então vigente emPortugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde; sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Agostinho Neto dirigiu a partir de Argel e de Brazzaville as actividades políticas e de guerrilha do MPLA durante a Guerra deIndependência de Angola, entre 1961 e 1974, e durante o processo de descolonização, 1974/75. Declarou a independência do país em 11 de Novembro de 1975, assumindo as funções de Presidente da República, mantendo as de Presidente do MPLA, e estabelecendo um regime mono-partidário, inspirado no modelo então praticado nos países do Leste europeu. Tal e como já foi referido António Agostinho Neto foisubstituído no mandato do País Angolano pelo Sr. José Eduardo Dos Santos quem agora governa Angola embora com um sistema diferente ao mono-partidismo (governo pluripartidário).
Depois disso ultrapassou também conflitos internos do MPLA a mais grave foi a que provocou as duas tendências opostas a direcção do movimento, a “revolta activa” constituída no essencial por elementos intelectuais, e a "Revoltado Leste"  formada pelas forças de guerrilha localizadas no Leste de Angola que tinham posto em causa o seu mandato.
Os seus pensamentos políticos são até agora fruto de aproveitamento e de inspiração para outros políticos:
- 1974 Quem é o inimigo… qual é o nosso objectivo?
- 1976 Destruir o velho para construir o novo
- 1980 Ainda o meu sonho
São pensamentos políticos de Agostinho Neto quedevido a sua grande importância foram transformados em livros.
António Agostinho Neto exerceu uma grande actividade literária durante o tempo que foi detido nas cadeias, e durante o tempo do exílio. Obras de muita importância para todo africano e angolano em particular já que nelas Agostinho Neto narra o que foi em geral nosso calvário e nossa vitória perante a escravidão e o preconceito.Agostinho Neto utilizou o género poético para expressar os seus pensamentos, sentimentos, etc. Em contra da colonização. Os seus poemas não seguem as regras de versificação porque em si caracterizam a “forma livre” de como os africanos nesse tempo queriam viver. “Todo o mundo merece a liberdade”.
Agostinho Neto deixou grandes pensamentos de revolução em forma de versos como:

“Lutar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agostinho neto
  • agostinho neto
  • Agostinho Neto
  • Agostinho neto
  • Agostinho Neto
  • Agostinho Neto
  • vida e obra de agostinho neto
  • Universidade Agostinho Neto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!