Ageu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Luso Brasileira
FALUB

Carpina
Fevereiro/2011

Auguste Comte

“Toda Educação humana
Deve preparar cada um
A viver para os outros”

Os Tropeços

Thainá Ferreira____________________________________________________

_____
George Albuquerque_________________________________________________

____
Marcela Rangel_________________________________________________________
David Heleno______________________________________________________

_____
Etianne Lima________________________________________________________

____
Ana Priscila____________________________________________________

_________
Ageu Cardoso_____________________________________________________

______
Katiany_____________________________________________________

___________Cássio______________________________________________________

___________
Novata______________________________________________________

__________

Sumário

Introdução__________________________________________________

_________04
Biografia___________________________________________________

__________05
Vida________________________________________________________

_________06Introdução

No decorrer do trabalho apresentado daremos um leve relato sobre os pensamentos do filosofo Auguste Comte, e o resumo de trabalhos e obras feitos por ele.
O Filosofo Auguste Comte dedicou toda a sua vida as suas idéias de filosofia, não tinha condições financeiras mais o dinheiro que ganhava com aulas de matemática matinha sua família e seu sonho de pé.

Auguste ComteBiografia

Clotilde de Vaux: Musa de Comte Tornou-se símbolo da humanidade. |
Augusto Comte nasceu em 1798 em Montpellier, na França. Seus pais eram católicos e monarquistas fervorosos. Comte, que rejeitou as convicções dos pais ainda bem jovem, foi aluno brilhante, dos estudos básicos aos superiores, na escola Politécnica de Paris. Nesse período, seu melhor amigo foi Henri de Saint-Simon (1760 –1825), expoente do socialismo utópico, com quem viria a romper mais tarde por questões ideológicas. Comte trabalhava intensamente na criação de uma “filosofia positiva” quando sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou 12 anos. Em 1842, por divergências com os superiores, perdeu o emprego de pesquisador na Politécnica e começoua ser ajudado por administradores, como o pensador escocês John Stuart Mill (1773 – 1826). No mesmo ano, Comte se separou de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845, apaixono-se por Clotilde de Vaux, que morreria de tuberculose no ano seguinte. Clotilde seria idealizada por Comte como a expressão perfeita da humanidade. O filosofo que dedicou os anos seguintes a escrever Sistema dePolítica Positiva, morreu de câncer em 1857, em Paris.

Auguste Comte
Vida

O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.
O filósofo viveu numperíodo da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou depositivismo. "Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para modificar a natureza", diz Arthur Virmond de Lacerda, professor da Faculdade Internacional de Curitiba.
Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os...
tracking img