Agentes fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2011
Introdução
Do Objeto da Análise

A profissão de motorista de ônibus é descrita, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, como aquele profissional que dirige veículos de empresas particulares, municipais e interestaduais, acionando comandos de marcha e direção, bem como conduzindo o veículo no itinerário, de acordo com as regras e normas estabelecidas notrânsito, com a finalidade de transportar passageiro dentro de uma localidade (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 1994).

Higiene do Trabalho
Prof. Lúcio Villarinho

A INFLUÊNCIA DOS AGENTES FÍSICOS NO TRABALHO DOS MOTORISTAS DE TRANSPORTES COLETIVOS.

Aline Duarte/Fernando Araújo/Julio Cesar Pereira/ Marcelo Stasi Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho 02/04/2011

Introdução

1Introdução
Do objeto em análise Os Riscos Físicos

3
3 3

Análise de Caso
Análise das condições de trabalho Ruídos Vibrações Temperaturas extremas Calor Quente

4
4 5 6 7

Fotos Conclusão Referências:

8 9 9

Introdução
Do objeto em análise
O presente estudo visa mostrar a influência dos agentes físicos no trabalho dos motoristas de transportes coletivos. A mera descrição daatividade de motorista de ônibus não é suficiente para demonstrar a série de riscos aos quais, este profissional é exposto diariamente, riscos estes que afetam diretamente o exercício da sua profissão. São diversos os fatores que podem contribuir para o baixo desempenho do profissional que trabalha nos veículos de transporte coletivo. Em geral, os principais motivos geradores de problemas relatadospor motoristas são: carga horária de trabalho irregular, baixos salários, insegurança por conta dos assaltos, altos níveis de ruído dentro e fora do veículo, altas temperaturas, vibrações causadas pelo motor e pelas más condições das vias, pressão para o cumprimento dos horários estipulados, falha dos equipamentos, excesso de paradas durante as viagens e necessidade de lidar com o público. Comoconseqüência das condições acima mencionada há a incidência de distúrbios orgânicos (dores na cabeça, nas pernas e problemas auditivos) e psíquicos (como estresse, irritabilidade e fadiga), que afetam não só a atividade de dirigir, mas também a vida social e coletiva desse profissional.

Os Riscos Físicos
São considerados riscos físicos as diversas formas de energia, tais como: ruídos,temperaturas excessivas, vibrações, pressões anormais, radiações e umidade. Os problemas físicos observados entre os motoristas de ônibus possuem três principais causadores: ruído, vibração do veículo e variação térmica. Portanto, investigar os riscos físicos sofridos pelos motoristas durante sua rotina de trabalho possibilitará uma melhor compreensão dos fatores estressantes que afetam a relaçãohomem-trabalho, criando, assim, novas estratégias ou ações adaptativas que favoreçam o seu desempenho pessoal e profissional.

Análise de Caso
Análise das condições de trabalho
O posto de trabalho do motorista é composto por uma série de controles dos quais ele se utiliza a fim de cumprir sua tarefa, sendo que a disposição desses equipamentos é igual para todos os motoristas. Do ponto de vistaergonômico é possível inferir uma relação entre a manifestação de dores físicas e as características da cabine, especialmente com o modelo do assento. A falta de conforto do assento e o espaço restrito da cabine são considerados fatores de desconforto. Nesse espaço, há restrição de movimentos, pois o diâmetro do volante é grande e a possibilidade de controle que os motoristas têm para o ajuste dosequipamentos ao seu tipo físico é bastante limitada. O número de comportamentos envolvidos na parada e posterior arrancada dos ônibus é elevado, sendo que os movimentos físicos envolvidos ocorrem com o motorista sempre na mesma postura, ou seja, sentado. Esta posição acarreta uma grande sobrecarga nos músculos e tendões especialmente do tronco (pois o motorista está durante toda a jornada de trabalho...
tracking img