Agente modificador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Contaremos a história de um agente modificador do município de Betim, mais precisamente na comunidade do bairro Jardim Califórnia que se chamo João Pereira dos Anjos.
Sua historia de vida e sua perseverança nos mostrará que sempre se pode fazer algo mais. Pereira fez este algo mais para os moradores do bairro Jardim Califórnia, levou alegria, festejou junto com eles e deu aquelacomunidade, aos pais a chance de ter u m lugar onde deixar os filhos para irem trabalhar na certeza de que alem de bem cuidados estariam aprendendo e se desenvolvendo.
Uma infância tranqüila, uma adolescência de responsabilidade e trabalho, uma vida comprometida em ajudar o próximo sem esperar retorno é o que veremos nas páginas que seguem.

CAPITULO I

O entrevistado, nasceu em 06 de marçode 1955. Atualmente reside no bairro Jardim Califórnia no município de Betim.
Atuação profissional: lanterneiro
Casou-se com 1972..., e tiveram 3 filhos e são avos de 3 netos. É de personalidade tranqüila, amigável e não consegue apontar defeitos em si mesmo. Tem ótima relação familiar, é amigo de todos e sua amizade é muito apreciada.
Nascido em São José Paulista, filhode........................................................ e .............................. viveu com eles os ...... irmãos até os treze anos de idade. Naquela cidade era muito comum que os jovens se mudassem para a casa de amigos ou parentes que residissem mais próximos a capital Belo Horizonte em busca de melhores chances de emprego e estudos. Então em 1968 veio para Belo Horizonte morar com sua tia Geralda Alves dosSantos, irmã de sua mãe.
Pereira estudou apenas até a 4ª serie e sempre trabalhou na área de lanternagem. No principio teve ajuda de Marcelino que lhe ensinou a profissão e até mesmo quis patrocinar seu trabalho. Sua adolescência foi muito tranqüila, Pereira sempre fora muito esforçado e trabalhador. Graças a esta dedicação e responsabilidade em 1982 ele conquistou o seu próprio negocio: a “AutoMecânica Pintinho”, localizada no bairro Concórdia em Belo Horizonte. Não precisamos dizer que a lanternagem sempre foi sua profissão.
Sua formação moral foi positiva e construída através da vivência dele nas ruas com amigos e colegas. Católico, devoto fervoroso.

Momentos Bons

Pereira cita 1986 como a fase de momentos bons, sua atuação como coordenador de Igreja, tesoureiro da associaçãodo bairro e presidente da Creche Comunitária Bom Pastor.

Momentos Ruins

Em 1996 Pereira enfrentou momentos difíceis com os alunos da creche que não se comportavam, e até mesmo com as famílias da comunidade beneficiadas por seu trabalho de entrega de leite. Mesmo intencionando ajudar as pessoas, ainda assim ele escutava queixas. Como líder da Associação Imbiruçu passou por momentos críticos,como o dia em que uma mãe queria agredi-lo e um homem o ameaçou de morte.


CAPITULO II
Resgate histórico do ambiente em que vive

Pereira fundou a Creche Comunitária Bom Pastor em 1993. No passado a estrutura física da creche era em um barracão e não tinha condições financeiras para sobreviver, os recursos eram adquiridos através de festas feitas com doações e patrocínio financeiro dopróprio Pereira, assim se arrecadava dinheiro para pagar os funcionários da creche. Hoje ela tem estrutura de primeira linha, atende a 72 crianças do bairro. Foram 15 anos a frente da creche. Com 7 mandatos, cada um de dois anos.

No ano de 1996 o bairro ainda não tinha muitos recursos e assim surgiu a vontade de ajudar, então Pereira se filiou ao PT. As ruas não eram asfaltadas, e as casas próximasao córregoeram constantemente alagadas. O transporte público era precário, apenas três vezes ao dia, então as pessoas utilizavam o trem, que hoje não está mais em funcionamento. Pereira considera que o bairro melhorou bastante, é muito mais povoado, o comércio expandiu muito e hoje contam com boas escolas.

Contribuição para a sociedade

Pereira sempre foi um agente de modificador, ajudou...
tracking img