Agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENDA 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................03

Capítulo 1: Agenda 21.......................................................................04
1.1. Objetivos da Agenda 21................................................................05
Capítulo 2: Temas fundamentais da Agenda 21.............................06Capítulo 3: Atividades da Agenda 21...............................................10

ANEXOS..............................................................................................11
CONCLUSÃO......................................................................................12
BIBLIOGRAFIA...................................................................................13

INTRODUÇÃOPreparar a humanidade para o futuro é um objetivo de todos, foi por esse motivo que a Agenda 21 foi criada. Ela nada mais é que um programa de desenvolvimento sustentável e é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.
Neste trabalho procuraremos explicar de forma clara desde a história da Agenda 21 até os objetivos e atividades deste maravilhoso projeto que se fordevidamente obedecido trará grandes benefícios para a humanidade.

1.AGENDA 21

"A Agenda 21 reúne o conjunto mais amplo de premissas e recomendações sobre como as nações devem agir para alterar seu vetor de desenvolvimento em favor de modelos sustentáveis e a iniciarem seus programas de sustentabilidade".
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente.

A Agenda 21 é um programa para ser adotadoglobal, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governo e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana se choca com o meio ambiente.
O termo "Agenda" foi concebido no sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações.
Além do documentoem si, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que resulta na análise da situação atual de um país, estado, município, região, setor e planeja o futuro de forma sustentável.
Enfim, a Agenda 21 considera, dentre outras, questões estratégicas ligadas à geração de emprego e renda; à diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; às mudanças nos padrões deprodução e consumo; à construção de cidades sustentáveis e à adoção de novos modelos e instrumentos de gestão.
A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
Trata-se, portanto, de uminstrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no país.
Um outro grande passo foi a utilização dos princípios e estratégias da Agenda 21 Brasileira como subsídios para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, Conferência das Cidades e Conferência da Saúde.
O Programa Agenda 21 é composto por três ações estratégicas que estão sendo realizadascom a sociedade civil: implementar a Agenda 21 Brasileira; elaborar e implementar as Agendas 21 Locais e a formação continuada em Agenda 21.
A Agenda 21 está voltada para os problemas prementes de hoje e tem o objetivo, ainda, de preparar o mundo para os desafios do próximo século.

1.1. OBJETIVOS DA AGENDA 21

É preciso adotar medidas que atendam aos seguintes objetivos amplos:-Promover padrões de consumo e produção que reduzam as pressões ambientais e atendam às necessidades básicas da humanidade;
-Desenvolver uma melhor compreensão do papel do consumo e da forma de se implementar padrões de consumo mais sustentáveis.

2. TEMAS FUNDAMENTAIS DA AGENDA 21

Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 40 capítulos organizados em um preâmbulo e...
tracking img