Afrodescend Ncia

2754 palavras 12 páginas
A afro descendência é um tema polêmico pois existem muitos defensores da igualdade, dos direitos iguais em qualquer âmbito, escolar, sociedade e até no mercado de trabalho, mas também tem os racistas que se predispõe com seus posicionamentos irrelevalentes ao assunto abordado, onde dizem que o homem branco deve ser favorecido e o afrodescendente deve ser submetido a trabalhos duros e de segunda ordem.
Estima-se que 200 milhões de pessoas que se identificam como sendo afrodescendentes vivem nas Américas. O Brasil tem o maior número de pessoas de ascendência africana fora de seu continente.
O homem independente da cor,necessita ter mais solidariedade, humanismo e deixar de lado o racismo e a culturalidade, levando em conta e sempre pregando a igualdade entre os povos.
O afrodescendente não existia em terras brasileiras, tendo sido emigrado involuntariamente do continente africano, onde eram sequestrados e viravam mercadoria , sendo objeto de comércio entre seus captores e seus futuros donos , que usam sua força de trabalho prioritariamente na agricultura , em especial no cultivo da cana de açúcar.

Miscigenação
O continente africano tornou-se durante mais de três séculos, o grande celeiro de mão de obra escrava para a acumulação capitalista europeia e para os proprietários rurais e de minas na América. Milhões de negros africanos foram trazidos para a América ao longo de séculos de migrações forçadas, eram embarcados geralmente em Angola, Moçambique e Guiné e desembarcados no Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Segundo alguns autores, cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período de 1502 a 1870. Ao longo desses séculos se formou uma grande miscigenação entre europeus, principalmente portugueses, negros e índios. Poucos países do mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil.

Políticas para os afrodescendentes
As pessoas de ascendência africana são reconhecidas na Declaração e no Programa de Ação de Durban como um grupo de vítimas

Relacionados