Afrodecesdencia

1536 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho visa atender as exigências da disciplina_Educação e Cultura Afro-decendente________________, ministrada por Cícera Nunes, professora do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA.
O ponto central deste, é fazer uma análise dos livros didáticos que estão sendo trabalhados nas escolas publicas e particulares do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha ambas pertencente ao Estado do Ceará e da cidade de Moreilândia- PE para podermos analisar e refletir sobre como o negro está sendo representado nos livros didáticos através das figuras e de seu contexto como um todo. Para isso foi feita apresentações em sala no qual as equipes foram fazendo uma analise dos livros que as mesmas escolheram para apresentar em sala, como uma forma de aprendizagem e reflexão que consequentemente servirá como um alicerce para podermos refletir sobre a nossa pratica em relação a cultura afro brasileira como forma de aprimorarmos os nossos conhecimentos sobre a história dos povos que mais contribuíram para a formação na cultura brasileira.
Com a Lei 10.639/03 as Instituições de Ensino Públicas e Particulares devem implementar o ensino da cultura afro-brasileira nos seus currículos. Porém o que percebemos é que ainda as instituições ainda estão muito longe de trabalhar este assunto da maneira como realmente deve ser trabalhado diante do que a Lei propõe. Mas, algumas escolas brasileiras, já estão avaliando os seus sistemas de ensino para poder aplicar este conteúdo com os diferentes vetores da sociedade, e para isso as escola estão implementando estes conteúdos para serem trabalhados a partir dos primeiros anos do ensino fundamental, para que as crianças possam desde de cedo ter conhecimento sobre a cultura afro-brasileira, e o local apropriado para que isso comece a ser trabalhado é na escola,por ela ser um local de aprendizagem, e onde a crianças vão começar a aprender respeitar as diversidades. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

Relacionados