Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÉLIA Mª MORAES DE SOUZA

A AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA DO ALUNO

Belém - Pará 2002

CÉLIA Mª MORAES DE SOUZA

A AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA DO ALUNO

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtenção do grau de Licenciado Pleno em Pedagogia, orientado pela Profª. Ms.Rosa Helena Nogueira Ferreira.

Belém - Pará 2002

CÉLIA Mª MORAES DE SOUZA

A AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA DO ALUNO

Avaliado por:

_______________________________________ Profª. Ms. Rosa Helena N. Ferreira. (UNAMA)

Data: 29 / 10 / 2002

Belém – Pará

2002

Dedico este trabalho a Deus, que colocou em minha vida acadêmica pessoas significativas, que

transformaramas difíceis situações em desafios para serem superados com determinação e aprendizado. Fazendo com que a verdadeira amizade demonstrada seja de fato o diferencial na relação interpessoal.

A Deus, pelo dom da vida e força que representa em minha vida estando presente durante os desafios da caminhada.

A meus pais e familiares, em especial à minha mãe, que sempre me encorajou, acreditando emmim e a quem retribuo tanto afeto recebido.

Ao meu marido e filho o meu eterno agradecimento por entenderem tantas renúncias em família, para focalizar a busca pela formação acadêmica.

Aos

meus

professores

que

dividiram

seus

conhecimentos com responsabilidade, em particular minha orientadora profª. Ms. Rosa Helena, que com sua competência transformou estes momentos emgrandiosos saberes.

Dizem-nos que, se dermos mais atenção sistemática à inteligência emocional, ao aumento da

autoconsciência, a lidar mais eficientemente com nossos sentimentos aflitivos, manter otimismo e a perseverança apesar das frustrações, aumentar a capacidade de empatia e envolvimento, de

cooperação e ligação social, o futuro pode ser mais esperançoso.

Daniel Goleman

RESUMO

Otexto tem como abordagem a formação da auto-estima do aluno, um tema que vem sendo visto por alguns profissionais da educação, como o caminho para a obtenção de bons resultados escolares e conseqüentemente, na vida adulta destes alunos. A priori são apontadas as estratégias mais utilizadas pela escola, na figura do professor, como atitudes, que acredita, viáveis para resolução de problemas de salade aula. Em outro momento, tendo como base, teóricos que tratam desse assunto, são apresentadas sugestões consideradas ideais para que, a relação professor e aluno, contribua para o aprendizado e para a conquista da auto-estima do aluno, através do relacionamento afetivo pautado em respeito, autonomia e compreensão entre ambos. Esta pesquisa tem como objetivos, refletir sobre a afetividade comofator importante no relacionamento professor e aluno, desenvolvendo análises sobre a interligação entre a aprendizagem e a afetividade na formação da auto-estima; analisar que ações pedagógicas favorecem a afetividade no trabalho do professor e identificar as dificuldades na relação professor e aluno, que envolvem a questão da afetividade com a aprendizagem além de discutir a postura do professordiante das dificuldades no relacionamento com alunos. Este trabalho foi desenvolvido com um enfoque qualitativo e de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia, compreendi os acontecimentos históricos educacionais e as relações sociais que indicaram a trajetória da relação professor e aluno tendo como ponto fundamental a questão afetiva na formação do aluno e sua vinculação com oprocesso educacional. Através da pesquisa, observei que a afetividade e a educação é um desafio para a aprendizagem significativa e consiste num processo de educação para a vida, numa parceria entre professor, aluno, família e comunidade, grupos sociais tão importantes no sucesso da aprendizagem do aluno. Confirmando desta forma, que o funcionamento psíquico humano não é composto somente da dimensão...
tracking img