Aet operador de empilhadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO









Ft. Daniela de Oliveira Marin















Análise Ergonômica do Trabalho para Operador de Empilhadeira





















São Paulo

2011



UNIVERSIDADE GAMA FILHO











Ft. Daniela de Oliveira Marin







Análise Ergonômica do Trabalho para Operador de EmpilhadeiraSão Paulo

2011

SUMÁRIO







1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3

2. OBJETIVOS..............................................................................................5

3.METODOLOGIA.......................................................................................5

4. ANÁLISE ERGONÔMICA........................................................................6

5. CHECK LISTS UTILIZADOS..................................................................16

6. RECOMENDAÇÕES..............................................................................24

7.CONCLUSÕES.......................................................................................24

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................25



































INTRODUÇÃO

O processo de armazenagem em qualquer empresa deve seguir algumas normas internas referentes aos tipos de Lay-out, padronização, sistema de informação, giro de estoque e fluxo de movimentação demercadorias dentro do armazém.

O armazenamento compreende a manutenção de produtos em um ambiente que proteja sua integridade e qualidade.

Os equipamentos de movimentação são muito importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens e atualmente as empresas se especializam no controle das atividades destinadas aos processos de armazenamento dos produtos, seguindo procedimentospara otimizar todos os processos de armazenagem, como etiqueta de identificação dos pallets, equipamentos de movimentação e estruturas de verticalizações para esse armazenamento. (Medeiros, Silva e Moura, 2008)

A paletização é cada vez mais utilizada porque exige manipulação rápida de grandes quantidades de cargas. O uso de empilhadeira e pallet proporciona uma economia de até 80% do capitaldespendido com o sistema de transporte interno. Um sistema de paletização bem organizado permite a formação de pilhas altas e seguras, oferece proteção às embalagens além de economizar tempo nas operações de carga e descarga. (Dias, 1985)

O uso da empilhadeira, além de trazer benefícios na economia de tempo durante as operações, teoricamente diminui o esforço físico dos trabalhadores na atualidade,já que as cargas de maior peso, hoje não são mais manuseadas manualmente e sim com ajuda mecânica de algum dispositivo.

Em contrapartida, o manuseio de empilhadeiras envolve alguns riscos ergonômicos e até mesmo de acidente de trabalho quando utilizado em condições inadequadas, que devem ser analisados e prevenidos.

Segundo Couto (1995), a Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologiasque procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar condições de trabalho às características do ser humano.

Entre as posições que são exercidas na posição sentada, a dos motoristas ou operadores é uma das que mais ocasionam desconforto corporal. Nesta profissão, em função da realização da tarefa que exige constantes inclinações,rotações e exposições a vibrações, determinados grupos musculares ficam contraídos por muito tempo e também há repetição de vários movimentos em membros superiores e inferiores para comandar o veículo.



Pope (1996), explica que a incidência de lombalgia aumenta nos trabalhadores que permanecem sentados durante longo tempo. Estudos também sugerem que a combinação da vibração e a posição sentada...
tracking img