Aeg - ambinete economico global

883 palavras 4 páginas
Política Monetária
- Expansiva: o governo deseja expandir o volume de moeda na economia e, por meio da redução da taxa de juros. Ocasionando o consumo e a retirada de aplicações financeiras nos bancos, pois os juros serão baixos.
- Restritiva: o governo deseja reduzir o volume de moeda na economia e, por meio do aumento da taxa de juros. Gerando maiores custos, sendo assim, reduzindo as vendas e mantendo seus recursos de aplicados nos bancos (rendendo juros mais altos).
- Deposito Compulsório: é uma ferramenta que o Banco Central utiliza para controlar a disponibilização de moeda pelos bancos comerciais. São depósitos sob a forma de reservas bancárias que cada banco comercial é obrigado a manter junto ao central, obrigando os comerciais a guardarem uma parcela dos depósitos a vista como reservas, com a finalidade de atender ao movimento de seu caixa.

Bretton Woods
Foi um acordo no qual estiveram presentes 45 países que tinham como objetivo reger a politica econômica mundial. Antes do acordo a emissão de moedas era através do lastro ouro, com o acordo as moedas dos países membros passariam a estar ligados ao dólar.
Assim, com o acordo de Bretton Woods o dólar passou a ser a moeda base mundial e os países membros utilizavam para financiar os seus desiquilíbrios comerciais, minimizando custos de detenção de diversas moedas estrangeira.
Para que tudo funcionasse foram criadas duas entidades de supervisão, o FMI (fundo monetário internacional) e o Banco Mundial.

Crise do Petróleo
- 1º crise: ocorreu entre os estados nacionais em formação no mundo árabe e as grandes empresas multinacionais visando diretamente o controle do processo produtivo e distributivo. Trata-se de uma luta em torno do dinheiro e do poder. Lei da oferta e demanda para aumentar o preço. (1972)
- 2º crise: envolveu os países produtivos e os consumidores. Queda na produção e aumento de preço. (1978 79)

Neoliberalismo
Conjunto de ideias politicas e economias capitalistas que defende

Relacionados