Adreee1994

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidados No Armazenamento do Milho

O produtor de milho dedica tempo e atenção ao plantio, preocupa-se com o manejo correto de sua lavoura, mas todo o trabalho pode ser em vão caso não sejamtomados cuidados com a armazenagem dos grãos. Na média, as perdas por armazenamento inadequado no Brasil chegam a 20% da produção, e são causadas principalmente por carunchos, traças e pequenas mariposas,responsáveis por cerca de 50% dos ataques ao milho.
'Quando os insetos quebram o grão, este se torna mais frágil, ficando suscetível à ação de fungos e bactérias, o que pode ocasionar perda daprodução e também alteração no sabor
Na maior parte das vezes o milho já vem do campo com insetos. Por isso, é fundamental fazer um expurgo com fosfina, um gás que extermina as pragas. Antes da aplicação,é importante secar bem os grãos, deixando-os expostos ao sol. Depois, deve-se levá-los a um ambiente fechado e fazer a aplicação do produto. Caso o produtor não disponha de um silo, pode envolver amassa de grãos com lonas de plástico, de modo que só fique uma pequena entrada para o bico do pulverizador.
Em seguida, o milho deve ser armazenado em um local adequado. O ideal seria um armazém dealvenaria mas os tradicionais paióis também podem ser utilizados . Em todo o caso, é essencial que o lugar escolhido seja completamente higienizado, eliminando-se a poeira e qualquer foco possível deinfestação, como restos de grãos da colheita passada.
Em seguida, deve-se pulverizar o local, até mesmo o telhado, com algum inseticida específico autorizado pelo ministério da Agricultura, para nãocontaminar o milho. 'É importante reaplicar o produto dentro dos prazos indicados e também ficar de olho no paiol, para verificar se não há presença de pragas, o que exigiria uma nova pulverização.Outra dica importante é colocar iscas de rato próximas ao local, já que esses animais também são responsáveis por prejuízos ao milho. 'Com o aumento da exigência do mercado, a qualidade do grão é...
tracking img