Adolf hitler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adolf Hitler (1889 - 1945)
Fundador do nazismo e ditador alemão durante as décadas de trinta e quarenta, é considerado o único responsável pela Segunda Guerra Mundial.
 
Nas imediações de Linz, a capital da Áustria Superior, Hitler passou a maior parte da sua infância.
 
Teve pouco rendimento na escola, interrompendo os estudos aos 16 anos, em 1905.
 
Após a morte da mãe, Klara Hitler, em1908, tentou estudar artes, mas falhou nas duas vezes que tentou entrar para a Academia.
 
Por alguns morou em abrigos municipais e tinha como renda a pintura de cartões postais e anúncios.
 
Em 1913 mudou para Munique. Em 1914 foi chamado à Áustria para ser examinado para o exército, onde foi considerado inapto.
 
Na 1ª Guerra apresentou-se como voluntário e foi para o front. Foi ferido em1916 e envenenado por gás dois anos depois: por bravura em ação foi duas vezes condecorado com a cruz de ferro.
 
Após a derrota alemã ficou alistado no seu regimento e designado como agente político, quando juntou-se ao Partido dos Trabalhadores Alemães em Munique, então com apenas 53 membros.
 
Conscientes do poder de Hitler em organizar a publicidade para conseguir fundos, os dirigentes dopartido deram-lhe a presidência em julho de 1921.
 
Através de uma sucessão de comícios Hitler desenvolveu seu talento para magnetizar e liderar massas.
 
O clímax desse rápido crescimento do partido nazista na Bavária veio com a tentativa de golpe para tomada do poder: o atentado de Munique, em novembro de 1923, quando Hitler e o General Luderndorff tentaram forçar o comando do exército aproclamar uma revolução nacional.
 
Levado a julgamento pela tentativa de golpe, Hitler foi sentenciado a prisão por cinco anos, mas ficou preso somente nove meses.
 
Na prisão preparou o primeiro volume do seu Mein Kampf, onde traçou as linhas mestras do nazismo.
 
Hitler recebeu doações dos industriais, ansiosos por usá-lo para estabelecer uma forte ala anti-trabalhista. Estes recursoscolocaram o partido em base financeira sólida, permitindo que ele fizesse seu apelo à classe média baixa e os desempregados, baseado na proclamação de que a Alemanha acordaria de seus sofrimentos para retomar sua grandeza natural.
 
Em janeiro de 1933 o presidente Hindenburg, do partido nacionalista, convidou-o para primeiro ministro da Alemanha e ele assumiu o cargo.
 
Uma vez no poder, Hitlerestabeleceu uma ditadura absoluta. O incêndio no Reichstag, em 1933, aparentemente provocado por um comunista holandês, Marius van der Lubbe, deu-lhe a desculpa para um decreto suspendendo todas as garantias de liberdade e para uma intensificada campanha de violência.
 
Quando o Presidente Hindenburg morreu, foi aprovado em plebiscito, com 90% de votos sim, a fusão do cargo de primeiro ministroou chanceler com o da presidência da república o que colocava todos os poderes nas mãos de Hitler, inclusive o comando das forças armadas.
 
Hitler começou a trabalhar na remoção das restrições que o Tratado de Versalhes impunha à Alemanha e usou a propaganda para que a Europa o visse como um lutador contra o comunismo soviético e insistiu que ele era um homem de paz que apenas desejava removeras injustiças do dito Tratado.
 
Em outubro de 1936 formou o eixo Roma-Berlim. Pouco depois o pacto contra a Rússia assinado com o Japão. Um ano mais tarde esses dois pactos foram referendados em um pacto único: o Eixo Tóquio-Roma-Berlim.
 
Em novembro de 1937 Hitler delineou seus planos de conquista em um encontro secreto com seus líderes militares: começaria pela Áustria e a Thecoslováquia. 
Em 1938 Hitler ordenou a anexação da Áustria: entrou gloriosamente em Viena. Seguiu-se a anexação da Thecoslováquia.
 
A Polônia foi tomada antes do inverno de 1939, mesmo ano em que celebrou um pacto de não agressão com a Rússia.
 
As anexações e a tomada da Polônia, precipitaram uma reação que Hitler não desejava para tão cedo: a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha.
 ...
tracking img