ADOLESCÊNCIA: DESCOBRIR-SE HOMOSSEXUAL EM UMA SOCIEDADE HETERONORMATIVA

2157 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR I
Profª Silvia Pinheiro

ADOLESCÊNCIA: DESCOBRIR-SE HOMOSSEXUAL EM UMA SOCIEDADE HETERONORMATIVA

LUIZA AFFONSO

Pelotas, 2014

1 INTRODUÇÃO

O presente texto objetiva traçar uma abordagem sobre o universo do adolescente que se descobre homossexual, ao mesmo tempo em que busca se introduzir em seu contexto social. A adolescência é conhecida como uma fase permeada por conflitos existenciais e uma busca constante por aceitação e afirmação de identidade. Este é um momento importante de experimentações para a formação de uma autoimagem, especialmente relacionada ao processo de autoconhecimento. O jovem, nessa fase, procura uma referência ou representação daquilo que mais se aproxima do seu ideal para ser e se expressar.
Com isso, na etapa de construção da identidade, mesmo que esta seja realizada interiormente, o jovem absorve influências e colaborações de pessoas de sua convivência. É desta forma que estas pessoas acabam servindo como uma espécie de modelo ou referência que desempenham um importante papel no processo. Erik Erikson, em seu livro Identidade: Juventude e Crise (1972), considera a adolescência como a fase em que mais se acentua a questão da aceitação da identidade. Além disso, o autor defende que um indivíduo deve estabelecer sua personalidade durante a fase jovem, mesmo que esta construção não seja feita de modo semelhante por todos os adolescentes. Ao tomar consciência de si, o jovem passa então a responder suas inquietações e dúvidas, assumindo seu verdadeiro “eu” gradativamente.
Ao relacionar estas ideias com o processo de descoberta da homossexualidade, este trabalho pretende discutir a interferência da sociedade heteronormativa no universo deste jovem. Com isso, acredita-se que o debate se torna relevante a medida em que propõe novas formas de compreensão para o ponto de vista do adolescente homossexual que precisa

Relacionados