adolescencia

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
A Descoberta da adolescência
1
Crescer implica mudança. Em pequenos(as) sentimos pelos nossos cuidadores, pais ou outras pessoas próximas, uma grande admiração, são os nossos heróis.
Gabamo-losjunto dos colegas na escola, medindo forças com os demais; para demonstrar que os nossos pais são os melhores, os mais “fixes”. Ainda te lembras?
Poderás até achar difícil, mas guardamos sempre boasmemórias de situações passadas na infância.

O que se passa comigo?

Estás a iniciar uma nova fase da tua vida: a puberdade e a adolescência. Agora começam as grandes transformações no teu corpo,na tua forma de ver a vida e de entender as pessoas. Podemos dizer que é um segundo crescimento, mas desta vez para a sociedade.

Começas a tomar a iniciativa, a desligar-te dos teus pais e acriar vínculos afectivos com os teus colegas e/ou amigos. É uma fase na qual vão ocorrer algumas mudanças ao nível físico que não gostarias que ocorressem dessa forma... Ou ocorre depressa demais... Oudemora a acontecer...

Pode ser uma etapa de grande confusão, porque estás numa fase de transição entre seres criança e tornares-te adulto(a).

Dá-se o nome de puberdade às transformaçõesbiológicas que viverás nesta fase, e designa-se como adolescência ao conjunto de transformações psicológicas, físicas e sociais que ocorrem nesta altura.

O que muda na adolescência?

Agora as coisas sãodiferentes. O tempo que passas com os teus pais é muito escasso, procuras a tua independência, o teu espaço. No fundo, procuras uma identidade própria e pode torna-se complicado viver e entender umasérie de coisas.

Se anteriormente achavas que os teus pais sabiam tudo, agora tens as tuas próprias ideias, és tu que sabes ou, pelo menos pensas que sabes… Sentes-te com forças para mudar o mundo.Tens os teus próprios amigos, sais com eles, conversas com outros adultos sobre várias temáticas. Os teus interesses mudam…

Afinal, na adolescência quase tudo muda: o teu corpo, as conversas, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • A Adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!