adolescencia e purbedade

574 palavras 3 páginas
Aula 07 7º Ano – Reino dos Fungos

O reino dos fungos possui organismos eucariontes unicelulares e pluricelulares, são heterótrofos, podem ser de vida livre (ambientes úmidos que possuam matéria orgânica) ou viver associados a outros seres vivos. Os fungos pluricelulares são formados por hifas que tem função de absorver substâncias nutritivas auxiliando na nutrição. As hifas podem estar entrelaçadas formando o micélio.
Os fungos são classificados em:
Zigomicetos – fungos que vivem no solo, alguns são parasitas de animais e vegetais, exemplo: bolor;
Ascomicetos – tem importância econômica, podem ser utilizados na fabricação de antibióticos, alimentos e bebidas, exemplo: gêneroPenicillium e as leveduras;
Basidiomicetos – cogumelos comestíveis, venenosos e que causam doenças em vegetais, são decompositores;

A reprodução dos fungos ocorre por meio de esporos, podem se reproduzir também por fragmentação ou por brotamento.

Nos ecossistemas podem ser classificados em decompositores, parasitas ou mutualísticos. Os fungos decompositores obtêm nutrientes de restos de animais e vegetais contribuindo com o ciclo das substâncias e degradação da matéria orgânica do ambiente. Os fungos parasitas obtêm nutrientes de outros seres vivos, podendo causar doenças ou até a morte do organismo parasitado. Os fungos mutualísticos se associam com outros seres vivos e ambos são beneficiados, exemplo: líquens – associação entre fungos e algas ou cianobactérias.
No ser humano pode causar, principalmente, micoses na pele, cabelo, unhas e até órgãos internos. As micoses cutâneas causam lesões na pele, que progridem e caracterizam-se por manchas de formato e cor variados, exemplo: micose da praia e frieira. Também pode haver contaminação através do consumo de alimentos contaminados pelas toxinas produzidas por certos fungos, como os bolores.

Aula 06 7º Ano – Reino dos Protistas

O reino dos protistas é bem diversificado, possui organismos eucariontes unicelulares e

Relacionados

  • Eduação fisica popular
    1652 palavras | 7 páginas
  • relatorio de filme
    2712 palavras | 11 páginas
  • reprodução masculina
    1958 palavras | 8 páginas
  • Bullying
    4346 palavras | 18 páginas