Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Um tema ambíguo de nossa sociedade é o chavão de que criança é sinônimo de bondade. Crianças maiores agridem as menores , ateam fogo no rabo de bichinhos, são egoístas (não confundir com o egocentrismo próprio da primeira infância), querem tudo para si mesmas, e participam de Bullying. Você sabe o que significa bullying? Bullying é uma palavra da língua inglesa que significa gozar,humilhar, intimidar, ofender, agredir, discriminar e colocar epítetos maliciosos em um determinado indivíduo. É um conjunto de atitudes hostis propositadas, recorrentes e sem causa manifesta, empreendido por um sujeito (ou grupo). Muitas pessoas consideram o bullying evento “natural” que ocorre na infância e na adolescência. Não é algo pueril, que se pode derrotar de um dia para o outro. Bullyingé um mal que satura a vida de alguém, pais e educadores devem encorajar as vítimas a denunciarem seus agressores. Porém, a partir dessa nossa discussão, o nosso objetivo é mostrar o que essas atitudes e agressões podem causar, na vida dos adolescentes e crianças,e principalmente tentar mostrar, medidas em que a escola e família podem participar para que essas atitudes ditas como “brincadeirinha”de criança, não venha a causar vítimas graves de depressão,baixa auto-estima ou até mesmo o suicídio.E para realização desse artigo, foram utilizadas pesquisas na internet, auxílio da professora, leitura de apostlilas e assistimos ao filme “Bullying”.

Desenvolvimento:
1) Pressusposto Teóricos.
1.1) Origem e o Contexto ao qual o Bullying está envolvido.
A palavra “Bullying” é de origeminglesa.
O Bullying começou a ser pesquisado na Europa, durante a década de 90, quando na Noruega descobriram o que estava resultando nas inúmeras tentativas de suicídio entre os adolescentes. A partir de então, foram realizadas inúmeras pesquisas e campanhas para reduzir os casos de comportamentos agressivos nas escolas.
No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aosatos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e contínua, de um individuo, ou grupo contra outro(s)individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.

Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.
As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações que causam vexames, inventar apelidos queferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhados para atendimento psicológico. Percebemos então que ofenômeno Bullying está ocorrendo nas escolas do mundo inteiro.

Alguns estudos da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA), nos mostram que nas escolas brasileiras o Bullying apresenta índices superiores aos países europeus.
Esses estudos da ABRAPIA apontam uma diferença em relação aos dados internacionais, pelo fato "de que aqui os estudantesidentificaram a sala de aula como o local de maior incidência desse tipo de violência, enquanto, em outros países, ele ocorre principalmente fora da sala de aula, no horário do recreio"
1.2) Classificação das violências e suas conseqüências:
Portanto, definimos violência como todo ato, praticado de forma consciente ou inconsciente, que fere, magoa, constrange ou causa dano a qualquer membro da espécie...
tracking img